“Mais dóceis, mais limpos e mais alegres”: projetos para infância desvalida em Duque de Caxias (1955-1964)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e019014
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
19
Resumo
Apresentamos o projeto assistencialista e educacional da Associação Beneficente de Menores, criada em Duque de Caxias (RJ),na década de 1950, para o enfrentamento da situação da “infância desvalida” do município. A análise dos objetivos e práticas de assistência desvela uma pedagogia que pretendia disseminar hábitos de trabalho e códigos de comportamento da Igreja Católica. Houve uma intensa atuação destinada ao controle social de “menores” por meio da regulação do trabalho infantil urbano e pela institucionalização de um patronato agrícola. As crianças asiladas deveriam ser submetidas a instrução primária, ao ensino de ofícios artesais e agrícolas, e serem educadas conforme os valores da doutrina católica.Diagnósticos sobre rendimento escolar, indisciplina e anormalidade eram acionados para a remoção de crianças consideradas inaptas ao internato.A pesquisa no acervo documental foi cotejada com a bibliografia sobre a história social da infância, de modo a analisar o projeto de “pedagogia cristã” utilizado no Patronato São Bento como recurso de controle social da infância pobre.

Apresentamos o projeto assistencialista e educacional da Associação Beneficente de Menores, criada em Duque de Caxias (RJ), na década de 1950, para o enfrentamento da situação da “infância desvalida” do município. A análise dos objetivos e práticas de assistência desvela uma pedagogia que pretendia disseminar hábitos de trabalho e códigos de comportamento da Igreja Católica. Houve uma intensa atuação destinada ao controle social de “menores” por meio da regulação do trabalho infantil urbano e pela institucionalização de um patronato agrícola. As crianças asiladas deveriam ser submetidas a instrução primária, ao ensino de ofícios artesais e agrícolas, e serem educadas conforme os valores da doutrina católica. Diagnósticos sobre rendimento escolar, indisciplina e anormalidade eram acionados para a remoção de crianças consideradas inaptas ao internato. A pesquisa no acervo documental foi cotejada com a bibliografia sobre a história social da infância, de modo a analisar o projeto de “pedagogia cristã” utilizado no Patronato São Bento como recurso de controle social da infância pobre.

Presentamos el proyecto asistencialista y educacional de la Asociación Beneficente de Menores, que ha sido creada en Duque de Caxias (RJ), en la década de 1950, para el enfrentamiento de la situación de la “infancia desvalida” de la municipalidad. El análisis de los objetivos y prácticas de asistencia desvela una pedagogía que pretendía diseminar hábitos de trabajo y códigos de comportamiento de la Iglesia Católica. Hubo una intensa actuación destinada al control social de “menores” a través de la regulación del trabajo infantil urbano y por la institucionalización de un patronato agrícola. Los niños asistidos deberían ser sometidos a la instrucción primaria, a la enseñanza de ofícios artesanales y agrícolas, y educados según los valores de la doctrina católica. Se accionaban diagnósticos sobre rendimiento escolar, indisciplina y anormalidad para la remoción de niños considerados inaptos al internato. La investigación en el acervo documental fue cotejada con la bibliografía sobre la historia social de la infancia, para analizar el proyecto de “pedagogía cristiana” utilizado en el Patronato São Bento como recurso de control social de la infancia pobre.
Descrição
Palavras-chave
Infância desvalida, Patronato, Trabalho, Baixada Fluminense, Infância desvalida, Patronato, Trabalho, Baixada Fluminense, Infancia desvalida, Patronato, Trabajo, Baixada Fluminense
Citação
BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha; COSTA, Márcia Spadetti Tuão da. “Mais dóceis, mais limpos e mais alegres”: projetos para infância desvalida em Duque de Caxias (1955-1964). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019014. 2019. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653886. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653886. Acesso em: 2023-06-28