Juventude, violência e trajetória escolar: a voz dos jovens em final de medida socioeducativa no Distrito Federal
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2642
Página(s)/e-location
e021048
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
21
Coleções
Resumo
Este artigo discute a percepção dos jovens do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, que se encontram no final da medida socioeducativa de internação, sobre juventude, violência e trajetória escolar, problematizando o contexto de vida desses jovens e revelando suas condições juvenis. A pesquisa foi realizada em uma unidade socioeducativa de internação do Distrito Federal, com uma abordagem qualitativa e desenvolvida por meio de dois procedimentos que se complementam. O primeiro consistiu na aplicação de um questionário individual e o outro na realização de dois grupos focais, entre novembro de 2018 e maio de 2019. Participaram do estudo 10 jovens do sexo masculino, com idades entre 17 e 19 anos. Ao dialogar com as referências do campo de estudos sobre juventude e violência, Cara e Gauto (2007), Dayrell e Carrano (2014), José Santos (2014) e Silva (2011), evidenciou-se o risco de analisar os jovens de forma negativa, enfatizando as características que lhes faltariam para corresponder a um determinado modelo de “ser jovem”. A pesquisa revelou os modos pelos quais os jovens em final de medida socioeducativa de internação pensam e constroem as suas experiências com as diferentes faces da violência e apontou que a trajetória escolar dos jovens representa descontinuidade, fragmentação e forte relação entre evasão e envolvimento com o crime.
This paper discusses the perception of teenagers from socio-educational system of Federal District, who are about to leave the internment, concerning youth, violence and scholar trajectory, problematizing their life context and revealing their youth conditions. The research was accomplished in a socio-educative unit of internment in Federal District, it has a qualitative approach and it is developed by two procedures which complete each other. The first procedure consisted in applying an individual questionnaire and the second consisted in the construction of two focal groups, between November 2018 and May 2019. Ten young male interns attended the research, aged between 17 and 19 years old. When interacting with the references in the field of youth and violence studies, Cara and Gauto (2007), Dayrell and Carrano (2014), José Santos (2014) and Silva (2011), there was evidence in a risk of analyzing young people in a negative way, emphasizing their missing characteristics to attend a determined model of “being young”. The research revealed the ways in which the young people at the end of socio-educative internment think and build their experiences with different faces of violence and it showed that the scholar trajectory of young people represents discontinuity, fragmentation and strong relation between scholar evasion and crime involvement.
Este artículo analiza la percepción de los jóvenes del Sistema Social y Educativo del Distrito Federal, que se encuentran al final de la medida socioeducativa bajo sanción social, sobre la juventud, la violencia y la trayectoria escolar, problematizando el contexto de vida de estos jóvenes y revelando sus condiciones de juventud. La investigación se realizó en una unidad de internamiento socioeducativa del Distrito Federal, con abordaje cualitativo y desarrollada a través de dos procedimientos que se complementan. El primero consistió en la aplicación de un cuestionario individual y el otro en la realización de dos grupos focales, entre noviembre de 2018 y mayo de 2019. Participaron del estudio diez hombres jóvenes, de entre 17 y 19 años. Al dialogar con referencias del campo de los estudios sobre juventud y violencia, Cara y Gauto (2007), Dayrell y Carrano (2014), José Santos (2014) y Silva (2011), se hizo evidente el riesgo de analizar negativamente a los jóvenes, enfatizando las características que les faltarían para corresponder a un determinado modelo de “ser jóvenes”. La investigación reveló las formas en que los jóvenes al final de una medida socioeducativa de internamiento piensan y construyen sus vivencias con los diferentes rostros de la violencia y señaló que la trayectoria escolar de los jóvenes representa discontinuidad, fragmentación y una fuerte relación entre evasión y participación en el crimen.
This paper discusses the perception of teenagers from socio-educational system of Federal District, who are about to leave the internment, concerning youth, violence and scholar trajectory, problematizing their life context and revealing their youth conditions. The research was accomplished in a socio-educative unit of internment in Federal District, it has a qualitative approach and it is developed by two procedures which complete each other. The first procedure consisted in applying an individual questionnaire and the second consisted in the construction of two focal groups, between November 2018 and May 2019. Ten young male interns attended the research, aged between 17 and 19 years old. When interacting with the references in the field of youth and violence studies, Cara and Gauto (2007), Dayrell and Carrano (2014), José Santos (2014) and Silva (2011), there was evidence in a risk of analyzing young people in a negative way, emphasizing their missing characteristics to attend a determined model of “being young”. The research revealed the ways in which the young people at the end of socio-educative internment think and build their experiences with different faces of violence and it showed that the scholar trajectory of young people represents discontinuity, fragmentation and strong relation between scholar evasion and crime involvement.
Este artículo analiza la percepción de los jóvenes del Sistema Social y Educativo del Distrito Federal, que se encuentran al final de la medida socioeducativa bajo sanción social, sobre la juventud, la violencia y la trayectoria escolar, problematizando el contexto de vida de estos jóvenes y revelando sus condiciones de juventud. La investigación se realizó en una unidad de internamiento socioeducativa del Distrito Federal, con abordaje cualitativo y desarrollada a través de dos procedimientos que se complementan. El primero consistió en la aplicación de un cuestionario individual y el otro en la realización de dos grupos focales, entre noviembre de 2018 y mayo de 2019. Participaron del estudio diez hombres jóvenes, de entre 17 y 19 años. Al dialogar con referencias del campo de los estudios sobre juventud y violencia, Cara y Gauto (2007), Dayrell y Carrano (2014), José Santos (2014) y Silva (2011), se hizo evidente el riesgo de analizar negativamente a los jóvenes, enfatizando las características que les faltarían para corresponder a un determinado modelo de “ser jóvenes”. La investigación reveló las formas en que los jóvenes al final de una medida socioeducativa de internamiento piensan y construyen sus vivencias con los diferentes rostros de la violencia y señaló que la trayectoria escolar de los jóvenes representa discontinuidad, fragmentación y una fuerte relación entre evasión y participación en el crimen.
Descrição
Palavras-chave
Juventude, Violência, Socioeducação, Trajetória escolar, Youth, Violence, Socio-education, Scholar trajectory, Juventud, Violencia, Socioeducación, Trayectoria escolar
Citação
SOUZA, Lívia Silva; LACÉ, Andréia Mello. Juventude, violência e trajetória escolar: a voz dos jovens em final de medida socioeducativa no Distrito Federal. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. e021048. 2021. https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665548. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665548. Acesso em: 2023-05-15