A construção do homem novo em Cuba (1959-1961): um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2642
Página(s)/e-location
e021033
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
21
21
Coleções
Resumo
A alfabetização de um povo pode promover muito mais do que aprendizagens de leitura e escrita, como ressalta Paulo Freire (1987), pode promover libertação e cidadania, um novo modelo de homem e uma nova consciência de mundo. Neste trabalho, o objetivo foi traçar algumas reflexões sobre como se iniciou a construção, por meio da alfabetização, do modelo de homem ideal cubano: o homem novo. O procedimento metodológico foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter historiográfico a partir do projeto de pesquisa: Cuba e a formação docente revolucionária: a construção do Homem Novo vinculado a Universidade Estadual de Maringá-UEM. Delimitou-se como fonte primária o Manual Alfabeticemos (CUBA, 1961b) e os discursos de Fidel Castro pronunciados nos anos de 1960, 1961 e 1967 e o discurso de Che Guevara de 1965. Em um cenário de transformação social, a educação cubana foi reformulada a partir de 1959, com vistas à construção de um novo modelo pedagógico de caráter político, social, econômico e cultural. O primeiro passo para essa reformulação foi a Campanha de Alfabetização realizada em 1961, na qual foi necessário fazer de cada cubano um professor. Assim, o projeto antropológico de Cuba foi se desenvolvendo e ganhando características no contexto de formação do professor alfabetizador a fim de transformar, ao mesmo tempo, o aprendiz em mestre. O estudo concluiu que discutir a práxis alfabetizadora cubana pode em muito promover a reflexão sobre as questões que envolvem um processo eficiente de combate ao analfabetismo em suas várias facetas.
The literacy of a people can promote much more than learning to read and write, as Paulo Freire (1987) points out, it can promote liberation and citizenship, a new model of man and a new awareness of the world. In this work, the objective was to outline some reflections on how the construction, through literacy, began of the model of the ideal Cuban man: the new man. The methodological procedure was a bibliographic research, of a historiographical character based on the research project: Cuba and the revolutionary teacher education: the construction of the New Man linked to the State University of Maringá-UEM. The Alphabetical Manual (CUBA, 1961b) and Fidel Castro's speeches in the 1960s, 1961 and 1967 and Che Guevara's 1965 speech were delimited as a primary source. In a scenario of social transformation, Cuban education was reformulated from 1959, with a view to the construction of a new pedagogical model of a political, social, economic and cultural character. The first step towards this reformulation was the Literacy Campaign carried out in 1961, in which it was necessary to make each Cuban a teacher. Thus, the anthropological project of Cuba was developing and gaining characteristics in the context of the formation of the literacy teacher in order to transform, at the same time, the apprentice into a master. The study concluded that discussing Cuban literacy practices can greatly promote reflection on issues that involve an efficient process of combating illiteracy in its various facets.
La alfabetización de un pueblo puede promover mucho más que aprender a leer y escribir, como señala Paulo Freire (1987), puede promover la liberación y la ciudadanía, un nuevo modelo de hombre y una nueva conciencia del mundo. En este trabajo, el objetivo fue esbozar algunas reflexiones sobre cómo se inició la construcción, a través de la alfabetización, del modelo del cubano ideal: el hombre nuevo. El procedimiento metodológico fue una investigación bibliográfica, de carácter historiográfico, basada en el proyecto de investigación: Cuba y la formación docente revolucionaria: la construcción del Hombre Nuevo vinculado a la Universidad Estatal de Maringá-UEM. Se delimitó como fuente primaria el Manual Alfabético (CUBA, 1961b) y los discursos de Fidel Castro en las décadas de 1960, 1961 y 1967 y el discurso del Che Guevara de 1965. En un escenario de transformación social, la educación cubana se reformuló a partir de 1959, con miras a construir un nuevo modelo pedagógico de carácter político, social, económico y cultural. El primer paso hacia esta reformulación fue la Campaña de Alfabetización realizada en 1961, en la que era necesario hacer de cada cubano un maestro. Así, el proyecto antropológico de Cuba se fue desarrollando y adquiriendo características en el contexto de la formación del alfabetizador para transformar, al mismo tiempo, al aprendiz en maestro. El estudio concluyó que discutir las prácticas de alfabetización cubanas puede promover en gran medida la reflexión sobre temas que involucran un proceso eficiente de lucha contra el analfabetismo en sus diversas facetas.
The literacy of a people can promote much more than learning to read and write, as Paulo Freire (1987) points out, it can promote liberation and citizenship, a new model of man and a new awareness of the world. In this work, the objective was to outline some reflections on how the construction, through literacy, began of the model of the ideal Cuban man: the new man. The methodological procedure was a bibliographic research, of a historiographical character based on the research project: Cuba and the revolutionary teacher education: the construction of the New Man linked to the State University of Maringá-UEM. The Alphabetical Manual (CUBA, 1961b) and Fidel Castro's speeches in the 1960s, 1961 and 1967 and Che Guevara's 1965 speech were delimited as a primary source. In a scenario of social transformation, Cuban education was reformulated from 1959, with a view to the construction of a new pedagogical model of a political, social, economic and cultural character. The first step towards this reformulation was the Literacy Campaign carried out in 1961, in which it was necessary to make each Cuban a teacher. Thus, the anthropological project of Cuba was developing and gaining characteristics in the context of the formation of the literacy teacher in order to transform, at the same time, the apprentice into a master. The study concluded that discussing Cuban literacy practices can greatly promote reflection on issues that involve an efficient process of combating illiteracy in its various facets.
La alfabetización de un pueblo puede promover mucho más que aprender a leer y escribir, como señala Paulo Freire (1987), puede promover la liberación y la ciudadanía, un nuevo modelo de hombre y una nueva conciencia del mundo. En este trabajo, el objetivo fue esbozar algunas reflexiones sobre cómo se inició la construcción, a través de la alfabetización, del modelo del cubano ideal: el hombre nuevo. El procedimiento metodológico fue una investigación bibliográfica, de carácter historiográfico, basada en el proyecto de investigación: Cuba y la formación docente revolucionaria: la construcción del Hombre Nuevo vinculado a la Universidad Estatal de Maringá-UEM. Se delimitó como fuente primaria el Manual Alfabético (CUBA, 1961b) y los discursos de Fidel Castro en las décadas de 1960, 1961 y 1967 y el discurso del Che Guevara de 1965. En un escenario de transformación social, la educación cubana se reformuló a partir de 1959, con miras a construir un nuevo modelo pedagógico de carácter político, social, económico y cultural. El primer paso hacia esta reformulación fue la Campaña de Alfabetización realizada en 1961, en la que era necesario hacer de cada cubano un maestro. Así, el proyecto antropológico de Cuba se fue desarrollando y adquiriendo características en el contexto de la formación del alfabetizador para transformar, al mismo tiempo, al aprendiz en maestro. El estudio concluyó que discutir las prácticas de alfabetización cubanas puede promover en gran medida la reflexión sobre temas que involucran un proceso eficiente de lucha contra el analfabetismo en sus diversas facetas.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Cuba, Formação docente, Alfabetização, Homem novo, Education, Cuba, Teacher training, Literacy, New man, Educación, Cuba, Formación del professorado, Alfabetización, Hombre nuevo
Citação
ROSA, Dayane de Freitas Colombo; AMARAL, Roseli Gall do; MELO, José Joaquim Pereira. A construção do homem novo em Cuba (1959-1961): um processo de transformação por meio da alfabetização como prática de liberdade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. e021033. 2021. https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660363. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660363. Acesso em: 2023-05-15