O município e a organização da instrução pública em Minas Gerais: os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917)
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2621
Página(s)/e-location
e022038
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
22
Coleções
Resumo
Este artigo discute as estratégias mobilizadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Uberaba-MG, contrapostas à ação de fiscalização dos inspetores de ensino, ambas com vistas a operacionalizar mudanças na organização da instrução pública. O estudo se ancora na análise dos relatórios de inspeção, e objetiva compreender de que modo a municipalidade participou do processo de organização da instrução, além de identificar como o inspetor de ensino se tornou agente de racionalização educacional. Busca demonstrar a importância do poder local na oferta de educação primária, bem como evidenciar que apesar das ações dos dirigentes locais, a instrução municipal ainda era marcada por carências diversas.
This article discusses the strategies mobilized by the city councilors of Uberaba-MG, as opposed to the inspection action of education inspectors, both with a view to operationalizing changes in the organization of public education. The study is anchored in the analysis of inspection reports, and aims to understand how the municipality participated in the process of organizing instruction, in addition to identifying how the teaching inspector became an agent of educational rationalization. It seeks to demonstrate the importance of local power in the provision of primary education, as well as to show that despite the actions of local leaders, municipal education was still marked by diverse needs.
En este artículo se analizan las estrategias movilizadas por los concejales del Municipio de Uberaba-MG, frente a la acción fiscalizadora de los docentes inspectores, ambas con miras a operacionalizar cambios en la organización de la instrucción pública. El estudio se basa en el análisis de los informes de inspección, y tiene como objetivo comprender cómo el municipio participó en el proceso de organización de la instrucción, además de identificar cómo el inspector educativo se convirtió en un agente de racionalización educativa. Se busca demostrar la importancia del poder local en la provisión de educación primaria, así como mostrar que a pesar de las acciones de los líderes locales, la educación municipal aún estuvo marcada por diversas necesidades.
This article discusses the strategies mobilized by the city councilors of Uberaba-MG, as opposed to the inspection action of education inspectors, both with a view to operationalizing changes in the organization of public education. The study is anchored in the analysis of inspection reports, and aims to understand how the municipality participated in the process of organizing instruction, in addition to identifying how the teaching inspector became an agent of educational rationalization. It seeks to demonstrate the importance of local power in the provision of primary education, as well as to show that despite the actions of local leaders, municipal education was still marked by diverse needs.
En este artículo se analizan las estrategias movilizadas por los concejales del Municipio de Uberaba-MG, frente a la acción fiscalizadora de los docentes inspectores, ambas con miras a operacionalizar cambios en la organización de la instrucción pública. El estudio se basa en el análisis de los informes de inspección, y tiene como objetivo comprender cómo el municipio participó en el proceso de organización de la instrucción, además de identificar cómo el inspector educativo se convirtió en un agente de racionalización educativa. Se busca demostrar la importancia del poder local en la provisión de educación primaria, así como mostrar que a pesar de las acciones de los líderes locales, la educación municipal aún estuvo marcada por diversas necesidades.
Descrição
Palavras-chave
Inspeção, Organização municipal, Instrução pública, Public instruction, Inspection, Municipal organization, Instrucción pública, Inspección, Organización municipal
Citação
CARVALHO,Bruno Bernardes ; CARVALHO,Carlos Henrique de ; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. O município e a organização da instrução pública em Minas Gerais: os relatórios de inspeção do ensino (1895-1917). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022038. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666676. Acesso em: 2023-05-05