A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2618
Página(s)/e-location
e022035
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
Resumo
O presente artigo é resultante da pesquisa “A formação de professores nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFMA”, que tem como um de seus objetivos analisar a formação obtida no curso, a partir da percepção dos egressos. Para este estudo participaram estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, do campus da UFMA em Bacabal, que obtiveram a diplomação entre os anos de 2014 e 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários enviados aos egressos, no período de agosto a novembro de 2020. O método de análise foi o materialismo histórico dialético, especialmente pelo uso das categorias totalidade, historicidade, contradição e mediação. Além da análise das informações dos questionários, a pesquisa foi apoiada na bibliografia disponível sobre o tema, além de estudos e pesquisas anteriores realizadas pelos autores. Os resultados alcançados apontam para as contradições do processo de expansão das universidades federais através das políticas públicas implementadas no período em análise, com ênfase na formação de professores.

The present paper is the result of research “Teacher training in Interdisciplinary Undergraduate Programs at UFMA”. It has as one of its objectives to analyze the the training obtained in the course, based on the perceptions of graduates. For this study, a selection of students graduated from the Licentiate Degree in Human Sciences/Sociology, at the UFMA campus in Bacabal, who graduated between 2014 and 2019. The data were collected through the application of questionnaires sent to graduates, from August to November 2020. The analysis method used was dialectical historical materialism, especially through the use of the categories: totality, historicity, contradiction, and mediation. In addition to analyzing the information from the questionnaires, the research was supported by the available bibliography on the subject, in addition to previous studies and research carried out by the authors. The results achieved point to the contradictions in the expansion process of federal universities through the public policies implemented in the period under analysis, with emphasis on the teacher training process.

El presente artículo es el resultado de la investigación "La formación del profesorado en las Licenciaturas Interdisciplinares de la UFMA", que tiene como uno de sus objetivos analizar la formación obtenida en el curso, desde la percepción de los egresados. Para este estudio, participaron estudiantes egresados de la Licenciatura en Humanidades/Sociología, del campus de la UFMA en Bacabal, que obtuvieron un título entre los años 2014 y 2019. Los datos se recogieron mediante la aplicación de cuestionarios enviados a los egresados, en el período de agosto a noviembre de 2020. El método de análisis fue el materialismo histórico dialéctico, especialmente mediante el uso de las categorías totalidad, historicidad, contradicción y mediación. Además del análisis de la información de los cuestionarios, la investigación se apoyó en la bibliografía disponible sobre el tema, así como en estudios e investigaciones anteriores realizadas por los autores. Los resultados alcanzados señalan las contradicciones del proceso de expansión de las universidades federales a través de las políticas públicas implementadas en el período analizado, con énfasis en la formación de profesores.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Licenciaturas interdisciplinares, Egressos, UFMA, Teacher's training, Interdisciplinary degrees, Graduates, UFMA, Formación del profesorado, Licenciaturas interdisciplinares, Egresados, UFMA
Citação
SOUSA, Ana Paula Ribeiro de ; COIMBRA, Leonardo José Pinho. A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022035. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8668001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668001. Acesso em: 2023-05-05