Paulo Freire en la educación hoy, fascismo o paternalismo hipócrita; hablan las voces de Venezuela y Brasil

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2640
Página(s)/e-location
e022057
Idioma(s)
es
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
Resumo
A presente investigação trata-se de analisar o legado de Paulo Freire como uma utilidade na educação hoje, com fascismo e paternalismo hipócrita; aquí se falam as vozes da Venezuela e do Brasil. É uma investigação com o transmétodo na desconstrução e reconstrução sob rizomas que se rompem, para incluir o andarilho da utopia e suas ideias lendárias em nossa luta. Na reconstrução, verificamos que as palavras fascismo e paternalismo hipócrita não são ofensas inventadas em mentes sem critério. Não. Ao contrário, foram usados ​​na época por Paulo Freire, e continuam sendo uma realidade, principalmente na Venezuela e no Brasil. Apesar disso, nos enchemos de esperança de fé, e nos espelhando em Paulo Freire, contribuímos com nossas ideias para a reconstituição da educação na Venezuela e no Brasil, desmistificando o fascismo e o paternalismo hipócrita.

The present investigation is about analyzing Paulo Freire's legacy as a utility in education today, with fascism and hypocritical paternalism; here the voices of Venezuela and Brazil speak. It is an investigation with the transmethod in deconstruction and reconstruction under rhizomes that break, to include the wanderer of utopia and his legendary ideas in our struggle. In the reconstruction, we verify that the words fascism and hypocritical paternalism are not insults invented in uncritical minds. Not. On the contrary, they were used at the time by Paulo Freire, and continue to be a reality, mainly in Venezuela and Brazil. Despite this, we are filled with hope and faith, and, mirroring Paulo Freire, we contribute with our ideas for the reconstitution of education in Venezuela and Brazil, demystifying fascism and hypocritical paternalism.

En la presente investigación se trata de analizar al legado Paulo Freire como utilita en la educación hoy, con fascismo y paternalismo hipócrita; donde hablan las voces de Venezuela y Brasil. Se trata de una indagación con el transmétodo en la deconstrucción y reconstrucción bajo rizomas que se rupturan para dar inclusión al andariego de la utopía y sus ideas legendarias en nuestra lucha. En la reconstrucción pese a que las palabras fascismo y paternalismo hipócrita nos son ofensas inventadas en mentes desprovistas de análisis. No. Al contrario, fueron utilizados en su momento por Paulo Freire, y siguen siendo una realidad, principalmente en Venezuela y Brasil. A pesar de ello, estamos llenos de esperanza y fe, y siguiendo a Paulo Freire, aportamos nuestras ideas para la reconstitución de la educación en Venezuela y Brasil, desmitificando el fascismo y el paternalismo hipócrita.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, Educação no Brasil e na Venezuela, Paternalismo hipócrita, Paulo Freire, Education in Brazil and Venezuela, Hypocritical paternalism, Paulo Freire, Educación en Brasil y en Venezuela, Paternalismo hipócrita
Citação
RODRÍGUEZ, Milagros Elena ; FORTUNATO, Ivan. Paulo Freire en la educación hoy, fascismo o paternalismo hipócrita; hablan las voces de Venezuela y Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022057. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8671760. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8671760. Acesso em: 2023-05-05