Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2639
Página(s)/e-location
e022056
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
Resumo
Estamos acostumados com a circulação de imagens por meio de livros, revistas e internet (em blogs e perfis nas redes sociais) que servem para mostrar, divulgar e pôr em debate práticas desenvolvidas em sala de aula. Isso significa que o ato de fotografar se expandiu e que a câmera fotográfica (em especial, a do celular) se constitui como um objeto comum no interior das instituições de ensino. Na primeira metade do século XX, a fotografia era também uma forma de registro das práticas de professores como no caso de Alice Meirelles Reis, no Jardim de Infância anexo à Escola Caetano de Campos. Com atenção aos contextos históricos, influências teóricas e experiências vivenciadas pela professora, analisamos algumas de suas fotografias levantando possíveis sentidos dados ao cotidiano em um espaço que era considerado como referência na renovação dos métodos de ensino. Este trabalho fundamenta-se no conceito de práticas de Michel de Certeau (2007), tendo em vista a abordagem do consumo cultural e os modos de fazer docente de Alice Meirelles Reis.

We are used to the circulation of images through books, magazines, and the internet that serve to show, publicize, and place in debate practices developed in the schoolroom. It means that the act of photographing has expanded, and the photographic camera constitutes itself as an ordinary object inside of the teaching institutions. Nevertheless, in the early 20th century, photography was also a way of registering the practices of teachers such as Alice Meirelles Reis in the Kindergarten attached to the Caetano de Campos School. With attention to the historical contexts, theoretical influences, and experiences lived by this teacher, we analyzed some of her photographs and raised possible meanings given to the quotidian in a space considered a reference in the renovation of teaching methods. This work is based on concepts such as practice by Michel de Certeau (2007), considering the cultural consumption approach and the teaching practices of Alice Meirelles Reis.

Estamos acostumbrados a la circulación de imágenes a través de libros, periódicos e internet (en blogs y perfiles en redes sociales) que sirven para mostrar, difundir y debatir prácticas desarrolladas en el aula. Esto significa que el acto de fotografiar se ha expandido y que la cámara fotográfica (en particular, el teléfono celular) constituye un objeto común dentro de las instituciones educativas. Sin embargo, en la primera mitad del siglo XX, la fotografía también fue una forma de registrar las prácticas de los profesores, como en el caso de Alice Meirelles Reis, en el jardín de infancia adscrito a la Escuela Caetano de Campos. Con atención a contextos históricos, influencias teóricas y vivencias vividas por Alice, analizamos algunas de sus fotografías, planteando posibles significados que se le dan a la vida cotidiana en un espacio que fue considerado un referente en la renovación de los métodos de enseñanza. Este trabajo se basa en el concepto de prácticas de Michel de Certeau (2007), considerando el enfoque del consumo cultural y las formas de enseñar Alice Meirelles Reis.
Descrição
Palavras-chave
Jardim de infância, Fotografia como fonte, História da educação, Kindergarten, Photography as a source, History of education, Historia de la Educación, Jardín de infancia, Fotografía como fuente
Citação
ECAR, Ariadne Lopes ; FRANCHINI, Fernanda ; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022056. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8663410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663410. Acesso em: 2023-05-05