Homeschooling: muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2636
Página(s)/e-location
e022053
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
Resumo
O debate sobre a implementação do homeschooling no Brasil emerge com bastante efervescência no atual cenário político do país, marcado predominantemente pela extrema direita. Este artigo tem como objetivo fulcral apresentar uma crítica contemporânea à educação domiciliar enquanto modalidade educativa formal e informal que se opõe à educação escolar, oposição essa que remete à metáfora lacaniana sobre muro de linguagem. A pesquisa realiza uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfico privilegiando leituras e fichamentos do dossiê Homeschooling e o Direito à Educação da Revista Pro-Posições (2017) e, também, de autores que abordam a problemática em torno da metáfora do muro de linguagem, em especial Jacques Lacan (2011). Os resultados sugerem a forte influência da educação informal no homeschooling, cuja propulsão na contemporaneidade é viabilizada pela política neoliberal, a qual enquadra a educação domiciliar como um elemento de interposição que separa os sujeitos a partir da classe social. Nessa lógica, os mais privilegiados conseguem acessar a educação domiciliar tornando-se indiferentes aos demais que acessam a escola, revelando, portanto, um comportamento narcisista entre os adeptos da educação domiciliar.

The debate on the implementation of homeschooling in Brazil emerges with great effervescence in the current political scenario in the country, predominantly marked by the extreme right. The main goal of this article is to present a contemporary critique of home education as a formal and informal educational modality that is opposed to school education, whose opposition refers to the Lacanian metaphor about language walls. The research was a qualitative approach of the bibliographic type privileging readings and registration from the dossier homeschooling and the right to education from Pro-Posições (2017) Journal and also from authors that approach the issue related to metaphor of the language walls, especially Jacques Lacan (2011). The results suggest the strong influence of informal education in homeschooling, whose propulsion in contemporaneity is sustained by neoliberal politics, which places homeschooling as an interposing element that separates subjects based on social classes. In this logic, the most privileged can acess homeschooling becoming indifferent to others, who can access the traditional school, thus revealing a narcissistic behavior among the adepts of homeschooling.

El debate sobre la implementación del homeschooling en Brasil surge con gran efervescencia en el actual escenario político del país, predominantemente marcado por la extrema derecha. Esta investigación tiene como objetivo principal presentar una crítica contemporánea a la educación en el hogar como una modalidad educativa formal e informal que se opone a la educación escolar, remitiéndose a la metáfora lacaniana sobre el muro del lenguaje. La investigación fue orientada por el enfoque cualitativo del tipo bibliográfico, privilegiando las lecturas y los resúmenes del dossier Homeschooling e o Direito à Educação da Revista Pro-Posições (2017) y también de los autores que abordan la problemática que rodea la metáfora del muro del lenguaje, especialmente, Jacques Lacan (2011). Los resultados sugieren la fuerte influencia de la educación informal en el homeschooling, cuya propulsión en los tiempos contemporáneos es viabilizada a través de la política neoliberal, que pone la educación domiciliar como un elemento interpuesto que separa a los sujetos a partir de la clase social. En esta lógica, los más privilegiados pueden acceder a la educación domiciliar y se vuelven indiferentes a los que acceden a la escuela, revelando, por lo tanto, el comportamiento narcisista entre los adeptos del homeschooling.
Descrição
Palavras-chave
Educação domiciliar, Educação informal, Psicanálise, Neoliberalismo, Informal education, Homeschooling, Psychoanalysis, Neoliberalism, Educación informal, Homeschooling, Psicoanálisis, Neoliberalismo
Citação
MATOS, Sandro Conceição de. Homeschooling: muro de linguagem (in)formal que se opõe à escola. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022053. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8664885. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664885. Acesso em: 2023-05-05