Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2634
Página(s)/e-location
e022051
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
22
Resumo
O objetivo deste artigo é relacionar o desenvolvimento da consciência à apropriação de tecnologia na mediação do trabalho docente. Considera a tecnologia como unidade entre instrumento e signo. Toma a consciência, função psicológica superior, de acordo com os estudos da teoria histórico-cultural e analisa o processo dialético de sua integração/desintegração, a partir de Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) e Leontiev [1978?]). O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica, parte de pesquisa de Doutorado. Considera que a tecnologia na mediação do trabalho docente, tal como se encontra na atual sociedade capitalista neoliberal, não é inovadora por si só. Sua aparência pode ser moderna e revolucionária, mas sua essência mantém a lógica da alienação metabólica à sociedade capitalista. Conclui que o professor, segundo o desenvolvimento de sua consciência, tem maiores chances de resistir ao processo de alienação quanto maior for o seu vínculo com a luta de classes.

The aim of this article is to relate the development of consciousness to the appropriation of technology in the mediation of the teaching work. It considers technology as a unity between tool and sign. It takes the consciousness, higher psychological function, according to the studies of the cultural-historical theory and analyzes the dialectical process of its integration/disintegration, starting from Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) and Leontiev [1978?]). The article is the result of literature review, part of a PhD research. It considers that technology in the mediation of teaching work, as found in the current neoliberal capitalist society, is not innovative in itself. Its appearance may be modern and revolutionary, but its essence maintains the logic of metabolic alienation from capitalist society. It concludes that the teacher, according to the development of his consciousness, is more likely to resist the process of alienation the greater his bond with the class conflict.

El objetivo de este artículo es relacionar el desarrollo de la conciencia con la apropiación de la tecnología en la mediación del trabajo docente. Considera la tecnología como una unidad entre instrumento y signo. Toma la conciencia, función psicológica superior, según los estudios de la teoría histórico-cultural y analiza el proceso dialéctico de su integración / desintegración, a partir de Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) y Leontiev [1978?]). El artículo es el resultado de una investigación bibliográfica, parte de una investigación de doctorado. Considera que la tecnología en la mediación de la labor docente, tal como se encuentra en la actual sociedad capitalista neoliberal, no es innovadora. Su apariencia puede ser moderna y revolucionaria, pero su esencia mantiene la lógica de la alienación metabólica de la sociedad capitalista. Concluye que el maestro, según el desarrollo de su conciencia, es más probable que resista el proceso de alienación cuanto mayor sea su vínculo con la lucha de clases.
Descrição
Palavras-chave
Educação e tecnologia, Teoria histórico-cultural, Consciência, Education and technology, Cultural-historical theory, Consciousness, Educación y tecnología, Teoría histórico-cultural, Conciencia
Citação
SOUSA, Daniela Rodrigues de ; PEIXOTO, Joana. Consciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, p. e022051. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666975. Acesso em: 2023-05-05