Quando eu lembro da massa da mandioca: memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2022
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
e022001
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
22
Resumo
Os saberes do trabalho são construtos sociais, que nascem do processo educacional entre homem e natureza, na reprodução ampliada da vida. No desenvolvimento dos estudos acerca das memórias do trabalho familiar em casas de farinha, pesquisaram-se as importantes contribuições indígenas no cultivo da mandioca e na produção dos seus derivados na história do Brasil. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivos: apresentar o demarco de um recorte histórico da aproximação dos europeus com os saberes da produção com a mandioca – produção e produtos –, que não somente precintariam um marco da adaptação alimentar dos até então “visitantes”, mas também forjariam o interesse de exploração do tubérculo; e, ao mesmo tempo, analisar a desarticulação da primeira base de trabalho familiar e a troca de saberes sociais, os do trabalho indígena, compreendidos como rastros das primeiras casas de farinha existentes no país. Os fundamentos teóricos de Cascudo (1983; 2004); Pedroza (2014); Algranti (1997); Rodrigues (2012), entre outros, respaldaram a discussão preterida. Ao término das contribuições, verificou-se que os interesses mercantis, embora se aproximem dos saberes sociais pelas vias capitalistas, nem sempre conseguem anulá-los integralmente, pois subsistem na processualidade histórica por meio da resistência no saber-fazer e nos modos de vida de homens e mulheres do campo, perceptíveis nas casas de farinha dos dias atuais.

The knowledge of work are social constructs, born from the educational process between man and nature, in the expanded reproduction of life. In the development of studies on the memories of family work in flour houses, the important indigenous contributions in the cultivation of cassava and the production of its derivatives in the Brazilian history were investigated. In this sense, this article aims to present the mark of a historical record of the approximation of Europeans with the knowledge of production with cassava - production and products - which would not only provide a milestone of their food adaptation of the so far "visitors", but that would also forge the interest of exploitation of the European for that same tuber, while they also point to the disarticulation of the first base of family work and the exchange of social knowledge, the indigenous labor, which is here understood as traces of the first flour houses existing in the country. The theoretical fundamentals, such as Cascudo (1983, 2004); Pedroza (2014); Algranti (1997); Rodrigues (2012) among others, supported the deprecated discussion. At the end of the contributions, it was found that the commercial interests, although they approach social knowledge through capitalist channels, they are not always able to fully anulate them, because they remain in historical procedurality through resistance in knowing how to do and in the ways of life of men and women in the countryside, perceptible in the existing Flour Houses, the living foundation of the observations presented in the research.

Los conocimientos del trabajo son construcciones sociales, que surgen del proceso educativo entre el hombre y la naturaleza, en la reproducción ampliada de la vida. En el desarrollo de estudios sobre memorias del trabajo familiar en las casas de harinas, se investigó las importantes contribuciones indígenas en el cultivo de la yuca y la producción de sus derivados en la historia de Brasil. En este sentido, el presente artículo tiene como objetivo presentar el demarco de un recorte histórico de la aproximación de los europeos con los saberes de la producción con la yuca - producción y productos - que no solo vincularían un marco de su adaptación alimentaria de los hasta entonces "visitantes" pero que también forjarían el interés de explotación del europeo para dicho tubérculo, al tiempo que también apuntan la desarticulación de la primera base de trabajo familiar y de intercambio de saberes sociales, la del trabajo indígena, aquí entendidas como rastros de las primeras casas de harina existentes en el país Los fundamentos teóricos, como Cascudo (1983, 2004); Pedroza (2014); Algranti (1997); Rodrigues (2012) entre otros, respaldaron la discusión preterida. Al término de las contribuciones, se verificó que los intereses mercantiles aunque se aproximen a los saberes sociales por las vías capitalistas, no siempre consiguen anularlos integralmente, pues subsisten en la procedimentalidad histórica por medio de la resistencia en el saber hacer y en los modos de vida de hombres y mujeres del campo, perceptible en las Casas de Harina presente, fundamento vivo de las observaciones presentadas en la investigación.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Saberes do trabalho, Saberes sociais, Mandioca, Brasil, Casas de farinha, Education, Work knowledge, Social knowledge, Cassava, Brazil, Flour houses, Educación, Saberes del trabajo, Saberes sociales, Yuca, Brasil, Casas de harina
Citação
SANTOS, Marisa Oliveira; ALVES, Ana Elizabeth Santos. Quando eu lembro da massa da mandioca: memórias dos saberes do trabalho na história do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 22, p. e022001. 2022. https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8665789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665789. Acesso em: 2023-04-10