Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Autores
ORCID
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
122-141
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
31
8
14
31
8
Coleções
Resumo
Considerando a surdez como uma diferença política e cultural e a escola de surdos um local privilegiado para a convivência entre os pares, a problematização deste trabalho se dá em torno da presença de um aluno surdo com implante coclear, numa escola de surdos. Nesse sentido, objetiva-se analisar as condições que possibilitaram a inclusão do aluno em uma escola de surdos. Para dar conta desse objetivo, utilizaram-se entrevistas que, neste trabalho, são entendidas como narrativas, sendo elas práticas discursivas. Com auxílio de autores que transitam pelos campos dos estudos surdos e estudos culturais em educação, foi possível pensar a surdez como uma diferença cultural e linguística e entender quais as implicações pedagógicas e de produção de identidade desse sujeito são colocadas em movimento nesse cenário de inclusão de um surdo com implante coclear
Considering the deafness as a political and cultural difference,and the school fordeaf a privileged place for the coexistence between pairs, this work isquestioningthe presence of a deaf student with cochlear implant in a school fordeaf. In this sense, the objective is to analyze the conditions that made possible the inclusion of thisstudent in a school fordeaf. In order to achieve this goal, we usedinterviews hereunderstood as narratives, asdiscursive practices. With the help of authors who have passed through the fields of Deaf Studies and Cultural Studies in Education, it was possible to think of deafness as a cultural and linguistic difference.Wecould alsounderstand the pedagogical and identity
Considering the deafness as a political and cultural difference,and the school fordeaf a privileged place for the coexistence between pairs, this work isquestioningthe presence of a deaf student with cochlear implant in a school fordeaf. In this sense, the objective is to analyze the conditions that made possible the inclusion of thisstudent in a school fordeaf. In order to achieve this goal, we usedinterviews hereunderstood as narratives, asdiscursive practices. With the help of authors who have passed through the fields of Deaf Studies and Cultural Studies in Education, it was possible to think of deafness as a cultural and linguistic difference.Wecould alsounderstand the pedagogical and identity
Descrição
Palavras-chave
Normalização, Escola de surdos, Implante coclear, Normalization, School fordeaf, Cochlear implant
Citação
CÁCERES, Marcele Martinez. Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 122-141, 8. 2019. https://doi.org/10.36556/eol.v14i31.577. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/577. Acesso em: 2023-04-05