Qualidades avaliativas e-reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
728-748
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
45
out./dez.
14
45
out./dez.
Coleções
Resumo
O artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo-analisá-los-partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo.-pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente-possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando-construção de um curso de qualidade pedagógica.
This article analyzes the National Higher Education Assessment System (SINAES, in Portuguese) and the National Student Performance Examination (ENADE, in Portuguese) from the perspective of Pedagogy professors and managers at-College (Higher Education Institution, IES in Portuguese) from Campinas, São Paulo. It includes discussions about the qualities represented with the external evaluations and questions about the importance of dialogue in the evaluation process. The research is qualitative, with document analysis, open questionnaire. The possibility of reinventing ENADE by IEs became clear, as long as there is dialogue about the purposes of the Exam between all participants. The aim is to question academic actions in the search for-formative assessment in order to create-course with pedagogical quality.
El artículo aborda el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) y el Examen Nacional de Desempeño del Estudiante (ENADE). Se propone analizarlos desde la comprensión de los docentes y gestores pedagógicos de una Institución de Educación Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Considera debates sobre los criterios representados por las evaluaciones externas y planteamientos sobre la importancia del diálogo en el proceso de evaluación. La investigación es cualitativa, con análisis documental, cuestionario abierto. Quedó evidente la posibilidad de reinventar el ENADE por parte de las IES, sempre y cuando se parta del diálogo entre todos los involucrados para tratar los propósitos del Examen; con el fin de que las acciones académicas sean replanteadas en la búsqueda de una evaluación formativa, apuntando-la construcción de una formación pedagógica, de calidad.
This article analyzes the National Higher Education Assessment System (SINAES, in Portuguese) and the National Student Performance Examination (ENADE, in Portuguese) from the perspective of Pedagogy professors and managers at-College (Higher Education Institution, IES in Portuguese) from Campinas, São Paulo. It includes discussions about the qualities represented with the external evaluations and questions about the importance of dialogue in the evaluation process. The research is qualitative, with document analysis, open questionnaire. The possibility of reinventing ENADE by IEs became clear, as long as there is dialogue about the purposes of the Exam between all participants. The aim is to question academic actions in the search for-formative assessment in order to create-course with pedagogical quality.
El artículo aborda el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) y el Examen Nacional de Desempeño del Estudiante (ENADE). Se propone analizarlos desde la comprensión de los docentes y gestores pedagógicos de una Institución de Educación Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Considera debates sobre los criterios representados por las evaluaciones externas y planteamientos sobre la importancia del diálogo en el proceso de evaluación. La investigación es cualitativa, con análisis documental, cuestionario abierto. Quedó evidente la posibilidad de reinventar el ENADE por parte de las IES, sempre y cuando se parta del diálogo entre todos los involucrados para tratar los propósitos del Examen; con el fin de que las acciones académicas sean replanteadas en la búsqueda de una evaluación formativa, apuntando-la construcción de una formación pedagógica, de calidad.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação da educação superior, Avaliação institucional, ENADE, Qualidade pedagógica, Higher education assessment, Institutional evaluation, ENADE, Pedagogical quality, Evaluación de la educación superior, Evaluación institucional, ENADE, Calidad pedagógica
Citação
SARMENTO, Carolina Trentini Moraes; MENDONÇA, Samuel. Qualidades avaliativas e-reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 45, p. 728-748, out/dez. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i45.3792. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/142. Acesso em: 2023-02-07