O que pesquisadores da avaliação da aprendizagem escolar em matemática dizem sobre os motivos de produzirem seus trabalhos?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
646-670
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
44
jul./set.
Resumo
No presente artigo, pretende-se discutir motivos que levaram membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) a produzirem seus trabalhos a respeito de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, utilizou como fonte os trabalhos de dissertação e tese dos membros do grupo, e a discussão dos trechos selecionados foi realizada pela perspectiva da Análise de Conteúdo. Observou-se que a escolha pelo tema dos trabalhos decorreu a partir de experiências vividas pelos pesquisadores, alguns como estudantes, outros como docentes, e tais experiências relatadas ocorreram desde a Educação Básica até cursos de Pós-Graduação, além de contatos com textos da área, com a orientadora ou com membros do grupo de pesquisa.

In this article, we intend to discuss reasons that led members of the Study and Research Group in Mathematics Education and Assessment (GEPEMA) to produce their work about Assessment of School Learning. This qualitative research, of a theoretical nature, used as a source the dissertation and thesis works of the group members, and the discussion of the selected excerpts was carried out from the perspective of Content Analysis. It was observed that the choice of the works theme resulted from the experiences lived by the researchers, some as students, others as professors, and such reported experiences occurred from Basic to Superior Education, in addition to contacts with texts in the area, with the advisor or with members of the research group.

En este artículo pretendemos discutir las razones que llevaron a los miembros del Grupo de Estudio e Investigación en Educación y Evaluación Matemáticas (GEPEMA) a producir su trabajo sobre Evaluación del Aprendizaje Escolar. Esta investigación cualitativa, de carácter teórico, tomó como fuente los trabajos de disertación y tesis de los integrantes del grupo, y la discusión de los extractos seleccionados se llevó a cabo desde la perspectiva del Análisis de Contenido. Se observó que la elección de la temática de los trabajos resultó de las experiencias vividas por los investigadores, algunos como estudiantes, otros como profesores, y tales experiencias relatadas ocurrieron desde Educación Básica hasta Postgrados, además de contactos con textos del área, con el asesor o con miembros del grupo de investigación.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Avaliação da aprendizagem escolar, Pesquisa em educação matemática, Mathematics education, Assessment of school learning, Research on mathematics education, Educación matemática, Evaluación del aprendizaje escolar, Investigación en educación matemática
Citação
SILVA, Gabriel dos Santos e; SAMPEL, Vanessa Kishi. O que pesquisadores da avaliação da aprendizagem escolar em matemática dizem sobre os motivos de produzirem seus trabalhos?. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 44, p. 646-670, jul/set. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3812. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/140. Acesso em: 2023-02-07