Implementación de un grado de psicología educativa en el sistema universitario ecuatoriano

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2022
Título do Períodico
Meta: Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
492-514
Idioma(s)
es
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
14
44
jul./set.
Resumo
A educação superior no Equador fortalece a formação de profissionais capazes de resolver problemas sociais. A Universidade de Otavalo adaptou suas carreiras às demandas de sua comunidade e implantou a Licenciatura em Psicologia da Educação, cujo estudo de relevância foi o objetivo deste trabalho, baseado em pesquisa descritivo-documental e de campo. Duas pesquisas foram aplicadas para medir a demanda estudantil-acadêmica a 1.831 alunos do terceiro ano do Bacharelado Geral Unificado de 7 cantões. Na ocupacional, participaram 30 membros do quadro gerencial-docente de Imbabura e norte de Pichincha. Evidenciou-se que 51,6% têm interesse em estudar a carreira; 54,9% na Universidade de Otavalo; 93,3% dos empregadores exigem um profissional graduado com nível superior (76,6%). É preciso aprovar políticas públicas de emprego.

Higher education in Ecuador supports the training of professionals capable of solving social issues. The University of Otavalo developed its courses to the demands of its community and created the Educational Psychology Programme, which was the objective of this work. The study was based on descriptive-documentary and field research. Two surveys were applied to 1,831 students of the third year of the General Baccalaureate of 7 cantons to quantify the demand for the programme. To assess the employability of the programme, a survey was applied to 30 members of the administrative teaching staff of Imbabura and north of Pichincha. It was found that 51.6% of participants have an interest in studying the career; 54.9% would study at the University of Otavalo; 93.3% of employers required a graduate professional and 76.6% would require professionals with a third-level degree. It is necessary to approve public policies for enhancing employment.

La educación superior en Ecuador fortalece la formación de profesionales capaces para resolver problemas sociales. La Universidad de Otavalo, adecuó sus carreras a las demandas de su comunidad e implementó la Licenciatura en Psicología Educativa, cuyo estudio de pertinencia fue el objetivo de este trabajo, a partir de una investigación descriptiva-documental y de campo. Se aplicaron dos encuestas para medir la demanda estudiantil-académica a 1.831 estudiantes del tercer año de Bachillerato General Unificado de 7 cantones. En la ocupacional, participaron 30 miembros del personal directivo-docente de Imbabura y norte de Pichincha. Se evidenció que el 51,6% tiene interés en estudiar la carrera; el 54.9% en la Universidad de Otavalo; el 93,3% de los empleadores requieren contar con un profesional egresado y con título de tercer nivel (76,6%). Se necesita aprobar políticas públicas para empleo.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Psicologia, Relevância, Ocupação, Equador, Education, Psychology, Relevance, Occupation, Ecuador, Educación, Psicología, Pertinencia, Ocupación, Ecuador
Citação
LÁREZ, Alexander Ramón Lárez; CHACÓN, Ledys Hernández; GONZÁLEZ, Ana Julia Romero. Implementación de un grado de psicología educativa en el sistema universitario ecuatoriano. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 44, p. 492-514, jul/set. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3647. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/140. Acesso em: 2023-02-07