Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e021061
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Itatiba
39
1
39
1
Coleções
Resumo
O estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais das escolas de educação infantil. A partir de observações cotidianas, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Assim, buscou-se analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil do Vale do Caí – RS é percebida por eles, em especial a gestão desse ambiente escolar. O estudo se caracteriza como estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil.
The study refers to the ongoing training of social actors in early childhood education schools. Based on everyday observations, a question arises: why does the permanent training of teachers and teaching assistants occur in different contexts considering that the pedagogical practice occurs jointly? Thus, we sought to analyze how the permanent training offered to teachers and teaching assistants in a kindergarten school in Vale do Caí - RS is perceived by them, especially the management of this school environment. The study is characterized as a case study, for which semi-structured interviews were conducted. The results show that professionals perceive the need for joint training of professionals involved in the daily routine of early childhood education.
The study refers to the ongoing training of social actors in early childhood education schools. Based on everyday observations, a question arises: why does the permanent training of teachers and teaching assistants occur in different contexts considering that the pedagogical practice occurs jointly? Thus, we sought to analyze how the permanent training offered to teachers and teaching assistants in a kindergarten school in Vale do Caí - RS is perceived by them, especially the management of this school environment. The study is characterized as a case study, for which semi-structured interviews were conducted. The results show that professionals perceive the need for joint training of professionals involved in the daily routine of early childhood education.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Educação infantil, Gestão escolar, Teacher training, Child education, School management
Citação
FRITSCH, Camila Elis; CAMARGO, Edson Carpes. Inquietações da formação permanente: gestão escolar e os profissionais da educação infantil. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021061. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1155. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1155. Acesso em: 2022-11-25