Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
178-195
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
17
39
4
Resumo
O trabalho faz uma análise em relação a três projetos de extensão atrelados ao curso de ciências biológicas e suas contribuições para a comunidade e o aprendizado acadêmico. Compreendemos a importância dessas inserções como ferramentas de apoio para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, pois, junto à falta de interesse, os alunos tendem a assumir atitudes inadequadas com respeito ao trabalho científico. Para análise, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), na qual, através de relatos, os acadêmicos expõem sua vivência em relação aos projetos, além de utilizar para análise as atividades desenvolvidas. A TFD do estudo permitiu verificar que a universidade será capaz de proporcionar partilha de conhecimento científico, ressignificações de conceitos, apropriação de vocábulos, amadurecimento e experiência acadêmica, corroborando a aprendizagem significativa e proatividade, além de oportunizar aos envolvidos as analogias entre conteúdos vistos na academia e na comunidade.
Descrição
Palavras-chave
Conhecimento científico, TFD, Aprendizado
Citação
AMARAL, Cisnara Pires; GINDRI, Amanda Leitão. Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 17, n. 39, p. 178-195, 4. 2022. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1015. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1015. Acesso em: 2022-11-08