Significações imaginárias sob a óptica de Cornélius Castoriadis: a pedagogia e a química em movimento
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
ORCID
Título do Períodico
Educação on-line
ISSN
1809-3760
Página(s)/e-location
193-212
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
16
36
3
16
36
3
Coleções
Resumo
O estudo é uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, elaborada a partir da experiência de Docência Orientada (DO), desenvolvida nos cursos de pedagogia e licenciatura em química em uma universidade pública brasileira, por meio dos questionamentos: Quais significações imaginárias instituídas e instituintes pairam nesses espaços específicos de formação? Existem similaridades entre esses dois cursos distintos de formação de professores? O objetivo deste artigo está inclinado em entrelaçar as experiências de DO e pautado pela necessidade de perceber se existem equivalências e/ou recorrências no modo como os estudantes desses dois cursos materializam suas visões, por meio da escrita, submetida à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Resultam do empreendimento as significações imaginárias que pairam sobre a própria formação inicial dos discentes, principalmente, aquelas decorrentes das ações desenvolvidas pelos professores formadores.
Descrição
Palavras-chave
Docência, Formação, Imaginário
Citação
DEUS, Ana Iara de ; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; RIGUE, Fernanda Monteiro. Significações imaginárias sob a óptica de Cornélius Castoriadis: a pedagogia e a química em movimento. Educação on-line, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 193-212, 3. 2021. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.796. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/796. Acesso em: 2022-11-08