Do documento final da conae ao plano nacional de educação: uma análise da meta 19
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
67-83
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
22
n.esp.1
mar.
22
n.esp.1
mar.
Resumo
A gestão democrática da educação tem sido tema corrente nas discussões educacionais tanto no âmbito da academia quanto no âmbito dos sistemas de ensino, em grande medida, por ser esta uma arena de disputas de projetos antagônicos de educação e sociedade. Este artigo objetiva analisar os sentidos de gestão democrática oriundos das discussões da sociedade travadas nas Conferências de Educação e consolidados no documento final da CONAE de 2010 frente aos sentidos dados na meta 19 do Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014.
The democratic management of education has been a recurring theme in educational discussions both within academia and within educational systems, largely because this is an arena of disputes over opposing projects in education and society. This article aims to analyze the meanings of democratic management derived from the discussions of society held in the Conferences of Education and consolidated in the CONAE final document of 2010 in the face of the meanings given in goal 19 of the National Education Plan - Law 13.005 / 2014.
La gestión democrática de la educación ha sido tema corriente en las discusiones educativas tanto en el ámbito de la academia y en el ámbito de los sistemas de enseñanza, en gran medida, por ser ésta una arena de disputas de proyectos antagónicos de educación y sociedad. Este artículo objetiva analizar los sentidos de gestión democrática oriundos de las discusiones de la sociedad trabadas en las Conferencias de Educación y consolidados en el documento final de la CONAE de 2010 frente a los sentidos dados en la meta 19 del Plan Nacional de Educación - Ley nº 13.005 / 2014.
The democratic management of education has been a recurring theme in educational discussions both within academia and within educational systems, largely because this is an arena of disputes over opposing projects in education and society. This article aims to analyze the meanings of democratic management derived from the discussions of society held in the Conferences of Education and consolidated in the CONAE final document of 2010 in the face of the meanings given in goal 19 of the National Education Plan - Law 13.005 / 2014.
La gestión democrática de la educación ha sido tema corriente en las discusiones educativas tanto en el ámbito de la academia y en el ámbito de los sistemas de enseñanza, en gran medida, por ser ésta una arena de disputas de proyectos antagónicos de educación y sociedad. Este artículo objetiva analizar los sentidos de gestión democrática oriundos de las discusiones de la sociedad trabadas en las Conferencias de Educación y consolidados en el documento final de la CONAE de 2010 frente a los sentidos dados en la meta 19 del Plan Nacional de Educación - Ley nº 13.005 / 2014.
Descrição
Palavras-chave
Gestão democrática, Plano nacional de educação, Política educacional, Democratic management, National education plan, Educational policy, Gestión democrática, Plan nacional de educación, Política educativa
Citação
LINO, Lucília Augusta; MORGAN, Karine Vichiett. Do documento final da conae ao plano nacional de educação: uma análise da meta 19. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. n.esp.1, p. 67-83, mar. 2018. https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10784. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10784. Acesso em: 2022-10-13