O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista online de Política e Gestão Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
715-736
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
24
n. esp.1
ago.
Resumo
Tomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação.

Based on Antonio Gramsci’s ideas about common sense, this article presents an analysis of obscurantist neoliberal common sense and its impacts on Brazilian contemporary society and education.

Tomando como referencia las ideas de Antonio Gramsci sobre lo que sería el sentido común, este artículo presenta un análisis del sentido común neoliberal oscurantista y sus impactos en la sociedad brasileña contemporánea y en la educación.
Descrição
Palavras-chave
Neoliberalismo, Obscurantismo, Senso comum, Neoliberalism, Obscurantism, Common sense, Neoliberalismo, Oscurantismo, Sentido comum
Citação
DUARTE, Newton; MAZZEU, Francisco José Carvalho; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. n. esp.1, p. 715-736, ago. 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786. Acesso em: 2022-10-13