Privacidade em tempos de internet: comportamento e discursivização de si entre usuários no ambiente virtual

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
258-267
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
O artigo apresenta as transformações produzidas no comportamento dos usuários da internet com o advento do Mundo Virtual, principalmente na exteriorização da privacidade e intimidade em redes sociais. É comum entre muitos internautas a discursivização de seus afazeres diários, bem como, a manifestação de seus desejos e fantasias pessoais no ambiente virtual, em muitos casos na busca de aceitação e reconhecimento por outros usuários.

The article presents the transformations produced in the behavior of Internet users with the advent of the Virtual World, mainly in the exteriorization of privacy and intimacy in social networks. It is common among many netizens to discurse their daily activities, as well as the manifestation of their personal desires and fantasies in the virtual environment, in many cases in the search for acceptance and recognition by other users.

El artículo presenta las transformaciones producidas en el comportamiento de los usuarios de Internet con la llegada del Mundo Virtual, principalmente en la exteriorización de la privacidad e intimidad en las redes sociales. Es común entre muchos usuarios de Internet la discursivización de sus tareas cotidianas, así como la manifestación de sus deseos y fantasías personales en el entorno virtual, en muchos casos en busca de la aceptación y el reconocimiento de otros usuarios.
Descrição
Palavras-chave
Privacidade, Redes sociais, Subjetividade, Discurso, Privacy, Social networks, Subjectivity, Speech, Privacidad, Redes sociales, Subjetividad, Discurso
Citação
SANTOS, Fausi dos; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Privacidade em tempos de internet: comportamento e discursivização de si entre usuários no ambiente virtual. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 258-267, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10915. Acesso em: 2022-09-29