Educação: arte como arte do rompimento ou da desconstrução

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Sem Aspas
ISSN
2358-4238
Página(s)/e-location
120-139
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
9
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Educação formal é, mormente, a escolar, feita numa instituição ad hoc, em parte compulsória (constitucional), com legislação própria, em geral rígida, com tonalidades domesticadoras flagrantes e oferecida por profissionais exclusivos. Esta visão analítica pode pender para uma crítica ácida, mas, antes de mais nada, faz uma constatação natural no mundo da vida: as instituições são ambíguas por natureza, tal qual a própria vida e suas espécies.

Formal education is mainly school education, carried out in an ad hoc institution, partly compulsory (constitutional), with its own legislation, generally rigid, with blatant domesticating tones and offered by exclusive professionals. This analytical view may lean towards an acid criticism, but, first of all, it makes a natural observation in the world of life: institutions are ambiguous in nature, just like life itself and its species.

La educación formal es principalmente educación escolar, realizada en una institución ad hoc, en parte obligatoria (constitucional), con una legislación propia, generalmente rígida, con tonos flagrantes domesticadores y ofrecida por profesionales exclusivos. Esta mirada analítica puede inclinarse hacia una crítica ácida, pero, ante todo, hace una observación natural en el mundo de la vida: las instituciones son de naturaleza ambigua, como la vida misma y sus especies.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Arte na educação, Escola, Sociedade, Education, Art in education, School, Society, Educación, El arte en la educación, La escuela, La sociedad
Citação
DEMO, Pedro; MINAYO, Maria Cecília de Souza; SILVA, Renan Antônio da; CRUZ, José Anderson Santos. Educação: arte como arte do rompimento ou da desconstrução. Revista Sem Aspas, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 120-139, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.29373/sas.v9i1.14213. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/14213. Acesso em: 2022-09-22