Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da cegueira botânica

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-26
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
48
jan./dez.
Resumo
O surgimento da espécie humana inaugurou diversos usos dos vegetais, que se perpetuam até hoje, embora as plantas não recebam a devida importância. Essa falta de reconhecimento chega muitas vezes à cegueira botânica, termo criado para definir a dificuldade das pessoas notarem a flora no seu ambiente e reconhecerem sua relevância para a vida na Terra. O objetivo dessa pesquisa foi reunir alguns usos dos vegetais pelos seres humanos e algumas de suas funções no ambiente, que se encontravam dispersos e passavam despercebidos. O método empregado foi a pesquisa em fontes bibliográficas, por meio da qual as categorias mais comuns da Etnobotânica foram incluídas e foram ampliadas com a inclusão de categorias de outras ciências ou criação de novas categorias. Após, Para isso, selecionou-se pelo menos um vegetal e uma fonte que referenciasse o uso ou função dessa categoria. O resultado foi a organização de um quadro contendo vinte nove categorias de usos e funções, com potencial para serem utilizadas no ensino de Botânica. O resultado dessa pesquisa, junto com ações e estratégias integradas, que estão relacionadas ao encantamento, afetividade e contextualização do ensino/aprendizagem, talvez possa contribuir para a prevenção e tratamento da cegueira botânica. Nesse sentido, o esperado é auxiliar na valorização e conservação das plantas, uma vez que quase todo ser vivo depende do reino vegetal para sobreviver, inclusive o ser humano, embora aja como se não dependesse.

The emergence of the human species inaugurated the uses of plants that are still perpetuated to this day, although their due importance is not recognized, often reaching plant blindness, a term created to define the difficulty of people to notice the plants in their environment and recognize its importance to life on earth. The aim of this research was to raise and gather some uses of vegetables by humans and some functions of these beings in the environment, which were scattered and unnoticed. The method consisted of a search in bibliographic sources, through which the most common categories of Ethnobotany were expanded with the creation and inclusion of categories from other Sciences, with the selection of at least one plant and a source that referred to this use or function of this new category. The current research has resulted in the organization of twenty nine categories of use and function, with potential for use in botany teaching. This attitude, together with integrated actions and strategies related to enchantment, affectivity and contextualization, may contribute to the prevention and treatment of plant blindness. In this sense, it is expected to assist in the valorization and conservation of the plants that almost all living beings depend for their living, including humam being, that act as do not.
Descrição
Palavras-chave
Cegueira botânica, Etnobotânica, Ensino de botânica, Plant blindness, Ethnobotanic, Botany teaching
Citação
CORRÊA, André Micaldas; ALVES, Luiz Anastácio; ROCHA, Joyce Alves. Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da cegueira botânica. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 48, p. 1-26, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644440631. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40631. Acesso em: 2022-07-20