Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Educação (UFSM)
ISSN
1984-6444
Página(s)/e-location
1-31
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria, RS
46
38
jan./dez.
46
38
jan./dez.
Coleções
Resumo
O processo de ensino é dinâmico e desde o princípio se adapta a realidade de uma determinada época. A educação vem sendo muito influenciada pelo crescimento de novas tecnologias, dentre as quais se destaca a Realidade Aumentada (inserção de elementos virtuais no mundo real), pela sua capacidade de ilustrar conceitos muito abstratos. Para compreender como esta nova tecnologia vem sendo empregada como ferramenta pedagógica no Ensino Médio e os resultados obtidos, este trabalho realiza uma revisão sistemática sobre artigos encontrados em diversas bases de dados científicas. Por meio da análise dos documentos obtidos, este estudo exibe um panorama das pesquisas que vem sendo realizadas sobre Realidade Aumentada, aplicadas ao Ensino Médio, em todo o mundo, suas técnicas, áreas de interesse, desafios e oportunidades. Com base nos resultados encontrados observa-se que a melhora na aprendizagem e a motivação em apreender se destacam nos trabalhos analisados e estes corroboram os resultados encontrados em pesquisas iniciais nesta área.
The teaching process is dynamic and from the beginning adapts to the reality of a certain time. Education has been heavily influenced by the growth of new technologies, including Augmented Reality (insertion of virtual elements in the real world), by its ability to illustrate very abstract concepts. To understand how this new technology has been used as a pedagogical tool in high school and the results obtained, this paper performs a systematic review of articles found in various scientific databases. Through the analysis of the obtained documents, this study shows an overview of the research that is being done on Augmented Reality applied to High School around the world, its techniques, and areas of interest, challenges and opportunities. Based on the results found, it is observed that the improved learning and motivation to learn stand out in the analyzed studies and corroborate the results found in initial research in this area.
The teaching process is dynamic and from the beginning adapts to the reality of a certain time. Education has been heavily influenced by the growth of new technologies, including Augmented Reality (insertion of virtual elements in the real world), by its ability to illustrate very abstract concepts. To understand how this new technology has been used as a pedagogical tool in high school and the results obtained, this paper performs a systematic review of articles found in various scientific databases. Through the analysis of the obtained documents, this study shows an overview of the research that is being done on Augmented Reality applied to High School around the world, its techniques, and areas of interest, challenges and opportunities. Based on the results found, it is observed that the improved learning and motivation to learn stand out in the analyzed studies and corroborate the results found in initial research in this area.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Dispositivos móveis, Aprendizagem, Education, Mobile, Learning
Citação
SILVA, Luiz Gustavo Pereira da; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira. Revisão sistemática sobre as vantagens e desafios no uso de realidade aumentada como ferramenta pedagógica no ensino médio. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 46, n. 38, p. 1-31, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.5902/1984644442392. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/42392. Acesso em: 2022-07-20