Programa de acompanhamento de egressos de graduação em uma universidade pública: uma avaliação por ex-alunos
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
591-611
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
11
2
maio/ago.
11
2
maio/ago.
Resumo
O estudo objetivou avaliar o Programa Joia Rara (PROJOIA) que promove o acompanhamento de egressos da graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Com base na abordagem avaliativa centrada na administração, foram analisados os dados gerados pelo questionário do programa respondido por1199 egressos entre os anos de 2015 e 2020. Os resultados permitem concluir que o PROJOIAdispõe de mecanismo que possibilitaavaliar a opinião dos egressos a respeito da formação recebida,mas necessita promover maior integração dos cursos com as necessidades do mundo do trabalho.
The study aimed to evaluate the Joia Rara Program (PROJOIA) which promotes the monitoring of graduate students from the Federal University of the State of Rio de Janeiro. Based on the administration-centered evaluative approach, the data generated by the program's questionnaire applied to 1.199 graduates between the years 2015 and 2020 were analyzed. The results allow us to conclude that PROJOIA has a mechanism to assess the opinion of graduates regarding the training received, although it does not contain a specific space for employers to give their opinion about their performance.
El estudio tuvo como objetivo evaluar el Programa Joia Rara que promueve el seguimiento de estudiantes de posgrado de la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro. Con base en el enfoque evaluativo centrado en la administración, se analizaron los datos generados por el cuestionario del programa aplicado a 1.199 egresados entrelos años 2015 y 2020. Los resultados permiten concluir que PROJOIA cuenta con un mecanismo para evaluar la opinión de los egresados sobre la formación recibida, aunque no contiene un espacio específico para que los empresarios den su opinión sobre su desempeño.
The study aimed to evaluate the Joia Rara Program (PROJOIA) which promotes the monitoring of graduate students from the Federal University of the State of Rio de Janeiro. Based on the administration-centered evaluative approach, the data generated by the program's questionnaire applied to 1.199 graduates between the years 2015 and 2020 were analyzed. The results allow us to conclude that PROJOIA has a mechanism to assess the opinion of graduates regarding the training received, although it does not contain a specific space for employers to give their opinion about their performance.
El estudio tuvo como objetivo evaluar el Programa Joia Rara que promueve el seguimiento de estudiantes de posgrado de la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro. Con base en el enfoque evaluativo centrado en la administración, se analizaron los datos generados por el cuestionario del programa aplicado a 1.199 egresados entrelos años 2015 y 2020. Los resultados permiten concluir que PROJOIA cuenta con un mecanismo para evaluar la opinión de los egresados sobre la formación recibida, aunque no contiene un espacio específico para que los empresarios den su opinión sobre su desempeño.
Descrição
Palavras-chave
Acompanhamento de egressos, Programa joia rara, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Egresso, Monitoring of graduates, Rare jewel program, Federal University of the State of Rio de Janeiro, Egress, Seguimiento de egresados, Programa joya rar, Universidad Federal del Estado de Rio de Janeiro, Salida
Citação
SANTOS, Moyza Teixeira de Oliveira dos; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Programa de acompanhamento de egressos de graduação em uma universidade pública: uma avaliação por ex-alunos. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 591-611, maio/ago. 2022. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-63096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63096/33698. Acesso em: 2022-07-18