Políticas de ampliação da jornada escolar: em destaque as propostas de educação em tempo integral no contexto do programa mais educação

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
361-377
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
8
3
set./dez.
Resumo
O presente artigo, tem por objetivo analisar as políticas de ampliação da jornada escolar no contexto do Programa Mais Educação, como mola impulsionadora para a melhoria do desempenho dos estudantes da educação básica, através do maior tempo de permanência nos espaços escolares. Pode-se considerar que, a Educação em tempo integral e a ampliação do tempo de permanência dos estudantes, permite à escola enquanto espaço de reelaboração do conhecimento, incorporar em seu currículo atividades para o desenvolvimento de competências cognitivas e atitudinais necessárias a uma formação cidadã. Observa-se também, que existe uma enorme distância entre o discurso e a intenção, para que essas propostas realmente se efetivem.

The purpose of this article is to analyse the policies for extending the school day within the context of the More education program, as a vehicle for improving the performance of students in their basic education by spending more time in school. Some consider that full time education and an increase in students time school, allows the school, as a place for knowledge re-elaboration, to incorporate activities for the development of cognitive and attitudinal skills, in its curriculum, that are necessary to form good citizens. It is also observed that there is a huge gap between discussion and intention, for these proposals to actually be realized.
Descrição
Palavras-chave
Ampliação da jornada escolar, Programa mais educação, Educação em tempo integral, Extension of the scholl day, More education program, Full time education
Citação
ABDULMASSIH, Marília Beatriz Ferreira; CHIZZOTTI, Antonio. Políticas de ampliação da jornada escolar: em destaque as propostas de educação em tempo integral no contexto do programa mais educação. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 361-377, set/dez. 2019. https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52589. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52589. Acesso em: 2022-06-07