Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
384-408
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
1
2
ago./dez.
Resumo
Considerando a possibilidade de afirmar que os salários recebidos pelos professores brasileiros são baixos, esse artigo buscou analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais, além da legislação brasileira pertinente ao assunto e dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. A análise realizada na referida pesquisa, baseando-se nos estudos e documentos mencionados, possibilitou elencar algumas implicações dos salários para o trabalho dos professores brasileiros.

Considering the possibility of asserting that salaries received by brazilian teachers are low, this article seeks to analyze and understand the implications of this remuneration on teachers’ work. Therefore, a bibliographic-documentary survey had been conducted, based on studies related toteacher’s salaries and documents related to the theme elaborated by international organizations, in addition to the Brazilian legislation relevant to the study and data from the National House hold Sample Survey (PNAD) 2008. The analysis realized in this research, based on the studies and documents referenced, revealed some possible implications of salaries on Brazilian teachers’ work.
Descrição
Palavras-chave
Trabalho docente, Salário docente, Políticas educacionais, Teachers’work, Teachers’salaries, Educational policies
Citação
BARBOSA, Andreza. Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 384-408, ago/dez. 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21902. Acesso em: 2022-06-06
DOI