O menino na sombra da mangueira. Raízes e frutos da obra freiriana

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
132-144
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
Resumo
O artigo é articulado em quatro sessões e percorre com estilo narrativo a trajetória de vida, teórica e política de Paulo Freire. A primeira parte debruça no percurso de criação do método de conscientização-alfabetização, explorando suas raízes existenciais e sociais e seus impactos contraditórios no Brasil e no mundo. A segunda sessão analisa as reinvenções da perspectiva freiriana à luz do encontro com outros contextos e intelectuais, detendo-se especialmente na contribuição de Freire ao processo de descolonização das ex-colônias portuguesas na África. A terceira sessão foca em alguns aspectos fundantes da perspectiva freiriana, como a centralidade do diálogo, a elaboração da teoria a partir de uma reflexão crítica sobre a prática, a reciprocidade do processo de aprendizagem entre educador e educando. Finalmente o artigo considera alguns dos principais desafios da atualidade, argumentado o papel dos movimentos sociais como reinventores da pedagogia freiriana.
Descrição
Palavras-chave
Paulo Freire, educação crítica, alfabetização-conscientização, práxis decolonial, movimentos sociais
Citação
MURACA, Maria Teresa; VITTORIA, Paolo. O menino na sombra da mangueira. Raízes e frutos da obra freiriana. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 132-144. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p132-144. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27811. Acesso em: 2022-05-12