Tempo integral e educação integral

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
219-239
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
7
16
Resumo
Este artigo tem como tema as políticas de educação em tempo integral, discutindo os conceitos educação integral e educação em tempo integral, explicitando as diferenças entre os mesmos. Busca-se analisar os processos de implementação de uma política de tempo integral na educação brasileira, evidenciado a importância de que esse processo seja orientado por princípios que privilegiem a formação humana de forma integral e o combate às desigualdades sociais. Tem-se como principal referência para tal análise a obra do educador brasileiro Paulo Freire, além de documentos oficiais e da legislação pertinente à questão. Para uma análise empírica do contexto em que este debate se coloca no país, toma-se como referência os caminhos e descaminhos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, além da emergência de movimentos tais como Escola sem Partido. A análise que se faz corrobora a afirmação quanto à necessidade de uma educação integral, que considere os seres humanos na sua integralidade e integridade.
Descrição
Palavras-chave
Educação integral, Tempo integral, Formação humana
Citação
FERREIRA, José Heleno. Tempo integral e educação integral. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 219-239. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741. Acesso em: 2022-05-12