A modernização da instrução pública de Minas Gerais a partir do grupo escolar dr. João Pinheiro, no Serro/MG (1908-1918)

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
405-433
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
8
17
Resumo
Investiga-se o contexto de criação dos grupos escolares em Minas Gerais em seus aspectos legislativos, políticos e sociais. De modo particular, apresenta-se como estudo de caso a inauguração do Grupo Escolar Dr. João Pinheiro e o funcionamento desta escola de instrução pública primária nos seus dez primeiros anos. Explicam-se a modernização e o progresso como ideologias educacionais republicanos e os desafios inerentes à instrução pública, em especial, a pobreza dos meninos e meninas que motivaram a criação da Caixa Escolar. Avalia-se a partir de gráficos estatísticos o cotidiano das matrículas, o cotidiano escolar de alunos e professores, o funcionamento geral da instituição. A metodologia bibliográfica nos levou aos arquivos da escola, aos arquivos da Câmara e aos livros especializados para chegarmos a uma visão geral do contexto estudado. Busca como resultado da pesquisa o detalhamento da instituição e desmascaramento dos conflitos locais que revelam muito sobre o republicanismo brasileiro e suas interfaces com a educação.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Grupo escolar, Caixa escolar, Instrução pública, Ensino primário
Citação
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A modernização da instrução pública de Minas Gerais a partir do grupo escolar dr. João Pinheiro, no Serro/MG (1908-1918). @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 405-433. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p405-433. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23760. Acesso em: 2022-05-12