Mulheres negras: barreiras raciais e ascensão social nas trajetórias de diretoras

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
49-79
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
8
17
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a trajetória de mulheres negras de professoras a diretoras nas escolas de educação básica de Tubarão/SC em sua dinâmica das relações sociais de gênero, raça e classe. Como objetivos específicos buscou: conhecer o percurso e o enfrentamento de mulheres negras dentro dos espaços de sociabilidade na escola e fora dela; investigar a trajetória acadêmica e profissional de diretoras negras na construção de suas identidades; analisar o processo de ascensão social da professora negra para cargos de direção na escola como um espaço de liderança e lugar de resistência nas relações de raça, gênero e classe. Pautou-se pelo materialismo histórico e dialético propostos por Thompson (1981) e Frigotto (1999); e os autores Thompson (1992) Guimarães (2003) Davis (2011;2016) bell hooks (1995;2019), Carneiro (2003a;2003b), Gonzalez (1982ª;1982b;1985) e Gomes (2005). Como metodologia se utilizou a história de vida relacionada à trajetória de ascensão a partir de entrevistas com diretoras negras. Entre os resultados destacam-se a discriminação racial vivenciada no decurso de suas vidas e no espaço escolar, em contrapartida a uma forte autoestima e autoexigência como fios condutores e à visão da educação como espaço de mudança para mulheres negras.
Descrição
Palavras-chave
Mulheres negras, Feminismo interseccional, Raça - Relações de gênero - Direção da escola, Educação básica
Citação
CORRÊA, Aleida Cardoso; CRUZ Tânia. Mulheres negras: barreiras raciais e ascensão social nas trajetórias de diretoras. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 49-79. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p49-79. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25090. Acesso em: 2022-05-12