Democracia direta, ação direta e autogestão: o caso do movimento de ocupações estudantis na américa latina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
131-148
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
O presente trabalho utiliza conceitos como democracia e movimentos sociais, pelo viés das interpretações político-filosóficas vinculadas à corrente anarquista com o intuito de analisar o fenômeno das ocupações estudantis nos anos de 2015 e 2016. Princípios como democracia direta, ação direta e autogestão serão centrais para balizar nosso debate e mostrar similitudes das medidas políticas adotadas por estudantes secundaristas com a prática libertária.

The present work seeks to work on concepts such as democracy and social movements, through the bias of political-philosophical interpretations linked to the anarchist view in order to analyze the phenomenon of student occupations in the years 2015 and 2016. Principles such as direct democracy, direct action and self-management will lead our debate.

El presente trabajo utiliza conceptos como democracia y movimientos sociales, a través de interpretaciones político-filosóficas vinculadas a la corriente anarquista con el fin de analizar el fenómeno de las ocupaciones estudiantiles en los años 2015 y 2016. Principios como democracia directa, acción directa y autogestión serán centrales para guiar nuestro debate.
Descrição
Palavras-chave
Democracia direta, Movimentos sociais, Autogestão, Ocupações estudantis, Direct democracy, Social movements, Self-government, Student occupancy, Democracia directa, Movimientos sociales, Autogestión, Ocupaciones estudiantiles
Citação
SANTANA, Guilherme Xavier de. Democracia direta, ação direta e autogestão: o caso do movimento de ocupações estudantis na américa latina. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 131-148, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64920. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/64920. Acesso em: 2022-04-07