A educação intercultural e a humanização em freire: considerações e congruências
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
946-961
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
n. esp.
set.
46
n. esp.
set.
Coleções
Resumo
A finalidade deste artigo é iniciar uma discussão entre a Educação Intercultural, materializada no currículo, e a Humanização em Paulo Freire, destacando as características e as convergências entre ambas, reverberando na elaboração de uma ética educacional para a alteridade. A pesquisa é qualitativa, pautada pelas teorias de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), dentre outros. O currículo é visto numa perspectiva de interculturalidade, isto é, que reconhece e valoriza a pluralidade presente nos espaços contemporâneos e proporciona um diálogo horizontal entre as diversas culturas que permeiam o ambiente escolar. Configura-se então em uma proposta humanizadora, uma vez que reconhece os sujeitos do processo educativo, sobretudo aqueles pertencentes aos grupos subordinados e às culturas outras.
The purpose of this article is to initiate a discussion between Intercultural Education, materialized in the curriculum, and Humanization in Paulo Freire, highlighting the characteristics and the convergences between both, reverberating in the elaboration of an educational ethics for otherness. The research is qualitative, guided by the theories of Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), among others. The curriculum in an intercultural perspective, that is, that recognizes and values the plurality present in contemporary spaces and provides a horizontal dialogue between the different cultures that permeate the school environment, is configured in a humanizing proposal, since it recognizes the subjects of the educational process, especially those belonging to subordinate groups and other cultures.
El propósito de este artículo es iniciar una discusión entre la Educación Intercultural, materializada en el currículo, y la Humanización en Paulo Freire, destacando las características y las convergencias entre ambas, reverberando en la elaboración de una ética educativa para la alteridad. La investigación es cualitativa, basada en las teorías de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), entre otros. El currículo en una perspectiva intercultural, es decir, que reconoce y valora la pluralidad presente en los espacios contemporáneos y proporciona un diálogo horizontal entre las diferentes culturas que permean el ámbito escolar, se configura en una propuesta humanizadora, ya que reconoce a los sujetos de la educación. el proceso educativo, especialmente los pertenecientes a grupos subordinados y otras culturas.
The purpose of this article is to initiate a discussion between Intercultural Education, materialized in the curriculum, and Humanization in Paulo Freire, highlighting the characteristics and the convergences between both, reverberating in the elaboration of an educational ethics for otherness. The research is qualitative, guided by the theories of Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), among others. The curriculum in an intercultural perspective, that is, that recognizes and values the plurality present in contemporary spaces and provides a horizontal dialogue between the different cultures that permeate the school environment, is configured in a humanizing proposal, since it recognizes the subjects of the educational process, especially those belonging to subordinate groups and other cultures.
El propósito de este artículo es iniciar una discusión entre la Educación Intercultural, materializada en el currículo, y la Humanización en Paulo Freire, destacando las características y las convergencias entre ambas, reverberando en la elaboración de una ética educativa para la alteridad. La investigación es cualitativa, basada en las teorías de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), entre otros. El currículo en una perspectiva intercultural, es decir, que reconoce y valora la pluralidad presente en los espacios contemporáneos y proporciona un diálogo horizontal entre las diferentes culturas que permean el ámbito escolar, se configura en una propuesta humanizadora, ya que reconoce a los sujetos de la educación. el proceso educativo, especialmente los pertenecientes a grupos subordinados y otras culturas.
Descrição
Palavras-chave
Interculturalidade, Currículo, Humanização em Paulo Freire, Alteridade, Interculturality, Curriculum, Humanization in Paulo Freire, Alterity, Interculturalidad, Currículo, Humanización en Paulo Freire, Alteridad
Citação
UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues; RAMACCIOTTI, Angélica Santos. A educação intercultural e a humanização em freire: considerações e congruências. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. n. esp., p. 946-961, set. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68357. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68357. Acesso em: 2022-04-07