Contribuições de franz fanon e Paulo Freire para a emersão de uma educação antirracista
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
930-945
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
n. esp.
set.
46
n. esp.
set.
Coleções
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do racismo em um contexto da presença das diversas formas de colonialismos e colonialidades no mundo, de modo geral, e no Brasil, de maneira particular. Para tanto, vamos nos apoiar nas obras de Fanon e Freire, devido ao fato de que esses autores propõem uma pedagogia aportada numa ética do reconhecimento as todas as alteridades mediante a assunção do acolhimento a todas as pessoas que buscam a superação do racismo de distintas matizes. Ao mesmo tempo, anunciar outro mundo sustentado no diálogo crítico em meio ao reconhecimento das diferenças culturais é nosso intento. A metodologia escolhida neste trabalho é de natureza qualitativa e bibliográfica. A pesquisa propiciou concluir que o diálogo dos ideários de Freire e Fanon é relevante para consecução de uma educação antirracista.
The present work aims to present reflections on racism in a context of the presence of different forms of colonialism and colonialities in the world, in general, and in Brazil in a particular way. To this end, we will rely on the works of Fanon and Freire, due to the fact that these authors propose a pedagogy based on an ethics of recognition of all alterities by assuming acceptance of all people, which seeks to overcome the wound of racism different nuances and, at the same time, announce another world sustained in critical dialogue amid the recognition of cultural differences. The methodology chosen in this work is of a qualitative and bibliographic nature. The research led to the conclusion that the works of Freire and Fanon are relevant to the achievement of anti-racist education.
El presente trabajo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre el racismo en un contexto de presencia de diferentes formas de colonialismo y colonialidades en el mundo, en general, y en Brasil de manera particular. Para ello, nos apoyaremos en los trabajos de Fanon y Freire, debido a que estos autores proponen una pedagogía basada en una ética de reconocimiento de todas las alteridades asumiendo la aceptación de todas las personas, que busca superar la herida del racismo diferente. matices y, al mismo tiempo, anunciar otro mundo sostenido en un diálogo crítico en medio del reconocimiento de las diferencias culturales. La metodología elegida en este trabajo es de carácter cualitativo y bibliográfico. La investigación llevó a la conclusión de que los trabajos de Freire y Fanon son relevantes para el logro de la educación antirracista.
The present work aims to present reflections on racism in a context of the presence of different forms of colonialism and colonialities in the world, in general, and in Brazil in a particular way. To this end, we will rely on the works of Fanon and Freire, due to the fact that these authors propose a pedagogy based on an ethics of recognition of all alterities by assuming acceptance of all people, which seeks to overcome the wound of racism different nuances and, at the same time, announce another world sustained in critical dialogue amid the recognition of cultural differences. The methodology chosen in this work is of a qualitative and bibliographic nature. The research led to the conclusion that the works of Freire and Fanon are relevant to the achievement of anti-racist education.
El presente trabajo tiene como objetivo presentar reflexiones sobre el racismo en un contexto de presencia de diferentes formas de colonialismo y colonialidades en el mundo, en general, y en Brasil de manera particular. Para ello, nos apoyaremos en los trabajos de Fanon y Freire, debido a que estos autores proponen una pedagogía basada en una ética de reconocimiento de todas las alteridades asumiendo la aceptación de todas las personas, que busca superar la herida del racismo diferente. matices y, al mismo tiempo, anunciar otro mundo sostenido en un diálogo crítico en medio del reconocimiento de las diferencias culturales. La metodología elegida en este trabajo es de carácter cualitativo y bibliográfico. La investigación llevó a la conclusión de que los trabajos de Freire y Fanon son relevantes para el logro de la educación antirracista.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Racismo, Fanon, Freire, Education, Racism, Fanon, Freire, Educación, Racismo, Fanon, Freire
Citação
KOSTUCZENKO, Karine; FIGUEIREDO, Daniela Ghisleni; FIGUEIREDO, José Wnilson. Contribuições de franz fanon e Paulo Freire para a emersão de uma educação antirracista. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. n. esp., p. 930-945, set. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68180. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68180. Acesso em: 2022-04-07