Estágio curricular supervisionado, universidade e escola: a perspectiva do estagiário de educação física

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
872-888
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
2
maio/ago.
Coleções
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre o processo de estágio curricular supervisionado (ECS) nas licenciaturas noturnas em Educação Física (EF) e as articulações entre orientador, supervisor e estagiário, tendo como pano de fundo a universidade e a escola. A investigação foi desenvolvida em duas universidades federais situadas no extremo sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, incluindo também um estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados através de questionário misto, sendo apreciados a partir de análise descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que os estagiários são auxiliados positivamente pelos orientadores, embora a presença dos mesmos não seja constante. O suporte dado ao estagiário pelos supervisores precisa ser repensado para que o momento de ECS contribua positivamente para a sua formação.

The article aims to analyze the perception of students about the supervised curricular internship process (SCI), which takes place in the Physical Education (PE) graduation course in the night shift and the articulations among advisor, supervisor, and trainee. The university and the school themselves are the background of this work. The research was developed in two federal universities located in the south of Brazil. This is a qualitative, descriptive research and a multiple case study. The data were collected through a mixed questionnaire, verified under descriptive analysis and content analysis. The conclusion is that trainees are positively aided by the advisors, although their presence is not constant, the support given to the trainee by the supervisors needs to be rethought and that the moment of ECS contributes positively to their formation.

El artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes sobre el proceso de Pasantía Curricular Supervisada (PCS) en las licenciaturas nocturnas de Educación Física (EF) y las articulaciones entre asesor, supervisor y pasante, teniendo como fondo la universidad y la escuela. La investigación fue desarrollada en dos universidades federales ubicadas en el extremo sur de Brasil. Es una investigación cualitativa, descriptiva y también un estudio de caso múltiples. Los datos fueron reunidos a través de un cuestionario mixto, siendo evaluados mediante análisis descriptivo y análisis de contenido. Se concluye que los pasantes son ayudados positivamente por los supervisores, aunque la presencia del aprendiz sea constante, el apoyo dado por los supervisores necesita ser repensado y que el momento de la PCS contribuye positivamente para su formación.
Descrição
Palavras-chave
Estágio curricular supervisionado, Educação física, Formação, Estagiário, Supervised curricular internship, Physical education, Graduation, Intern, Pasantía curricular supervisada, Educación física, Formación, Pasante
Citação
CASTRO, Camila Ferreira de; AFONSO, Mariângela da Rosa. Estágio curricular supervisionado, universidade e escola: a perspectiva do estagiário de educação física. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 872-888, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65086. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65086. Acesso em: 2022-04-07