Desafios e possibilidades dos cursos de extensão para a formação continuada de professores de língua portuguesa na perspectiva da linguística aplicada

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
391-408
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.

The objective of this article is to present the results of a research that contemplated the challenges and possibilities inherent to the realization of extension courses for the continuous training of Portuguese Language teachers. This research is inserted in the applied field of language studies, based theoretically, above all, in the conceptions of sociodiscursive interactionism (SDI). From a methodological point of view, this is a qualitative case study. The results point out that the activities, discussions and reflections fostered in the extension courses can provide relevant reconfigurations in the ways of thinking and acting of teachers in continuing education in service regarding the use of the didactic sequence of gender as a didactic instrument, however, the management of school time / space in planning activities that articulate and equanimously contemplate the axes of use (reading, writing and speaking) and reflection on the language (linguistic analysis) remains a challenge.

El objetivo de este artículo es el de presentar los resultados de una investigación que contempló los desafíos inherentes a la realización de cursos de extensión para la formación continua de profesores de portugués. Esta investigación se inserta en el campo aplicado de los estudios del lenguaje, basado teóricamente, sobre todo, en las concepciones del interaccionismo sociodiscursivo. Desde un punto de vista metodológico, es un estudio de caso cualitativo. Los resultados indican que las actividades, discusiones y reflexiones fomentadas en los cursos de extensión pueden proporcionar reconfiguraciones relevantes en las formas de pensar y actuar de los docentes en la educación continua activos con respecto al uso de la secuencia didáctica del género como instrumento didáctico. Sin embargo, la gestión del tiempo / espacio escolar en actividades de planificación que articulan y contemplan de manera ecuánime los ejes de uso (lectura, escritura y oralidad) y la reflexión sobre el idioma (análisis lingüístico) sigue siendo un desafío.
Descrição
Palavras-chave
Ação de extensão, Formação continuada, Sequência didática, Gênero textual, Extension, Continuing education, Didactic sequence, Textual genre, Extensión académica, Educación continua, Secuencia didáctica, Género textual
Citação
BAZARIM, Milene; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. Desafios e possibilidades dos cursos de extensão para a formação continuada de professores de língua portuguesa na perspectiva da linguística aplicada. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 391-408, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65131. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131. Acesso em: 2022-04-07