A ação docente com estudantes com deficiência intelectual na escola especial

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
1620-1635
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
3
set./dez.
Coleções
Resumo
Este trabalho investiga a ação de uma professora da escola especial na organização de situações favorecedoras ao ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Os dados, analisados com base na psicologia de Vigotski e coletados por entrevistas e observação das aulas, evidenciaram que a professora organiza sua prática focando o treino de habilidades de vida prática e diária, em acordo com as diretrizes da escola e com suas concepções sobre as potencialidades dos estudantes; atribui à formação especializada a mesma relevância dos saberes da prática profissional, e tem sua ação apoiada por equipe institucional multidisciplinar. No que se refere a esse último aspecto, sugere-se discutir possibilidades para que iniciativas semelhantes sejam replicadas como apoio à proposta da educação inclusiva e ao desafio de construir uma escola de qualidade para todos.

The research investigates the action of a teacher in a special school in the organization of favorable situations in the process of teaching and learning of students with intellectual disability. The data, analysed based on Vygotsky's psychology and collected by means of interviews in the classes, prove that the teachers organizes her practice focusing on the training of practical and daily skills in accordance with the guidelines of the school and her conceptions in regard to the potentialities of the students; she attributes to specialized formation the same relevance that she places on the knowledge of professional practice and that she has her actions supported by a multidisciplinary institutional team. It is suggested that possibilities for similar initiatives be replicated as support to inclusive education and to the challenge of building a quality school for all.

La pesquisa busca investigar la acción de una docente de escuela especial en la organización de situaciones que favorecen el proceso de enseñanza y aprendizaje de los alumnos con discapacidad intelectual. Los datos, analizados según la psicología de Vygotsky y recopilados a través de entrevistas y observación de las clases, revelan que la docente organiza su práctica llevándose en cuenta el entrenamiento de habilidades prácticas y del cotidiano de acuerdo con las normas de la escuela y con sus concepciones sobre el potencial de los alumnos; atribuye a la formación especializada la misma importancia del conocimiento de la práctica profesional y tiene su acción respaldada por un equipo institucional multidisciplinario. Se sugiere analizar las posibilidades de repetir iniciativas similares en apoyo a la propuesta de educación inclusiva y al desafío de construir una escuela de calidad para todos.
Descrição
Palavras-chave
Deficiência intelectual, Formação de professores, Prática pedagógica, Intellectual disability, Teacher formation, Pedagogic practice, Discapacidad intelectual, Formación de docentes, Práctica pedagógica
Citação
CERICATO, Itale Luciane; SILVA, Anderson Ricardo Júnior da Rocha. A ação docente com estudantes com deficiência intelectual na escola especial. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1620-1635, set/dez. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63825. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/63825. Acesso em: 2022-04-07