Elaboração de materiais didáticos adaptados ao ensino de química para alunos cegos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
1-16
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.

This article aimed to analyze adapted teaching materials to teaching of Chemistry for blind students, developed by undergraduate students, in order to identify teacher training knowledge related to the Universal Designer Learning proposal. The methodology was qualitative, descriptive and classified as a field study. For data collection, an extension course project was offered, which 13 undergraduates in Chemistry from a Federal Technological University of Paraná participated. The data was structured according to the Discursive Textual Analysis. The results indicate that the participants when creating adapted teaching materials, from an inclusive perspective and, above all, understood and explored other ways of perception that favor the teaching and learning processes in Chemistry.

Este artículo tuvo como objetivo analizar materiales didácticos adaptados a la enseñanza de Química para estudiantes ciegos, desarrollados por estudiantes de pregrado, con el fin de identificar el conocimiento de capacitación docente relacionado con la propuesta de Diseño Universal para el Aprendizaje. La metodología fue cualitativa, descriptiva y se clasificó como un estudio de campo. Para la recopilación de datos, se ofreció un proyecto de curso de extensión, en que participaron 13 estudiantes universitarios de Química de una Universidad Tecnológica Federal de Paraná. Los datos se estructuraron de acuerdo con el análisis textual discursivo. Los resultados indican que los participantes al crear materiales didácticos adaptados, desde una perspectiva inclusiva y, sobre todo, entendieron y exploraron otras formas de percepción que favorecen los procesos de enseñanza y aprendizaje en Química.
Descrição
Palavras-chave
Inclusiva, Desenho universal para a aprendizagem, Aluno cego, Formação docente, Inclusive education, Universal designer learning, Blind student, Teacher training, Educación inclusiva, Diseño universal para el aprendizaje, Estudiante ciego, Formación del profesorado
Citação
TOYAMA, Karla Suzi Furutani; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; FIGUEIREDO, Marcia Camilo. Elaboração de materiais didáticos adaptados ao ensino de química para alunos cegos. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 1-16, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893. Acesso em: 2022-04-07