Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
543-562
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
42
3
set./dez.
Coleções
Resumo
A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discussões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva.

Based on the bibliographic research and the documental analysis, this text discusses the understanding and effectiveness in organize the municipal education councils in Paraná. For that present discussions about democracy end the possibility of effective it educational and works (or not) in the municipal educational councils for help the base of constitutional and how it occurs in one of the municipalities surveyed. In the end, shows that the compose and performance of collegiate bodies are contra-dictory, because in the sometime enables the different social segments participates and they suffer intervention in political, act that limit the collective performance.

A partir de investigación bibliográfica y análisis documental, el presente texto tiene por objetivo discutir el entendimiento y la efectividad de la gestión demo-crática en Consejos Municipales de Educación en Paraná. Para ello presenta discu-siones acerca de la democracia y las posibilidades de su efectividad en la educación, la forma en que la composición y el funcionamiento de los Consejos Municipales de Educación colaboran (o no) para la efectividad del principio constitucional y como ésta ocurre en uno de los municipios investigados. Al final, considera que tanto la composición como la actuación de los órganos colegiados son contradictorias, pues al mismo tiempo en que posibilitan la participación de diferentes segmentos sociales sufren interferencias políticas locales, las cuales limitan la actuación colectiva.
Descrição
Palavras-chave
Gestão democrática, Participação, Conselho municipal de educação, Democratic management, Participation, Municipal education councils, Gestión democrática, Participación, Consejo municipal de educación
Citação
FLACH, Simone de Fátima; SAKATA, Kelly Letícia da Silva. Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 3, p. 543-562, set/dez. 2017. https://doi.org/10.18593/r.v42i3.15126. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15126. Acesso em: 2022-04-04