Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
107-132
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
42
1
jan./abr.
42
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâmica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concepções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contextualizar a profissão.
In this article we discuss about teacher training in higher education from the understanding of the training processes which provide its dynamics. The study was developed from a narrative qualitative approach, as a sociocultural initiative performed by teachers and students of graduation courses from a public university and a community higher education institution in the country area of Rio Grande do Sul. Our objective was to understand the conceptions about teacher learning of tea-chers in their initial education and also teacher trainers, and how these conceptions imply in training processes of teachers. We understood that the formative paths can represent the way a professional profile is built and how formative experiences emer-ge in the light of the challenge of recontextualise the profession.
En este artículo discutimos acerca de la formación de profesores en la educación superior a partir de los procesos formativos que propician su dinámica. El estudio lo desarrollamos mediante el abordaje cualitativo narrativo, de carácter sociocultural, con profesores y estudiantes de los cursos de profesorado, de una uni-versidad pública y de una institución de enseñanza superior comunitaria del inte-rior de Rio Grande do Sul. El objetivo es comprender cuáles las concepciones sobre aprendizaje docente de profesores en formación inicial y de formadores y cómo ellas implican los procesos formativos del docente. Consideramos que los trayectos forma-tivos asumidos representan el modo como se va diseñando el perfil profesional y cómo las vivencias formativas emergen ante el desafío de (re)contextualizar la profesión
In this article we discuss about teacher training in higher education from the understanding of the training processes which provide its dynamics. The study was developed from a narrative qualitative approach, as a sociocultural initiative performed by teachers and students of graduation courses from a public university and a community higher education institution in the country area of Rio Grande do Sul. Our objective was to understand the conceptions about teacher learning of tea-chers in their initial education and also teacher trainers, and how these conceptions imply in training processes of teachers. We understood that the formative paths can represent the way a professional profile is built and how formative experiences emer-ge in the light of the challenge of recontextualise the profession.
En este artículo discutimos acerca de la formación de profesores en la educación superior a partir de los procesos formativos que propician su dinámica. El estudio lo desarrollamos mediante el abordaje cualitativo narrativo, de carácter sociocultural, con profesores y estudiantes de los cursos de profesorado, de una uni-versidad pública y de una institución de enseñanza superior comunitaria del inte-rior de Rio Grande do Sul. El objetivo es comprender cuáles las concepciones sobre aprendizaje docente de profesores en formación inicial y de formadores y cómo ellas implican los procesos formativos del docente. Consideramos que los trayectos forma-tivos asumidos representan el modo como se va diseñando el perfil profesional y cómo las vivencias formativas emergen ante el desafío de (re)contextualizar la profesión
Descrição
Palavras-chave
Processos formativos, Formação inicial, Professores - Formadores, Educação superior, Aprendizagem docente, Training processes, Initial education, Teachers - Teacher trainers, Higher education, Teacher learning, Procesos formativos, Formación inicial, Profesores - Formadores, Educación superior, Aprendizaje docente
Citação
BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Holweg. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 1, p. 107-132, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11550. Acesso em: 2022-04-04