Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
107-132
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
42
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâmica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concepções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contextualizar a profissão.

In this article we discuss about teacher training in higher education from the understanding of the training processes which provide its dynamics. The study was developed from a narrative qualitative approach, as a sociocultural initiative performed by teachers and students of graduation courses from a public university and a community higher education institution in the country area of Rio Grande do Sul. Our objective was to understand the conceptions about teacher learning of tea-chers in their initial education and also teacher trainers, and how these conceptions imply in training processes of teachers. We understood that the formative paths can represent the way a professional profile is built and how formative experiences emer-ge in the light of the challenge of recontextualise the profession.

En este artículo discutimos acerca de la formación de profesores en la educación superior a partir de los procesos formativos que propician su dinámica. El estudio lo desarrollamos mediante el abordaje cualitativo narrativo, de carácter sociocultural, con profesores y estudiantes de los cursos de profesorado, de una uni-versidad pública y de una institución de enseñanza superior comunitaria del inte-rior de Rio Grande do Sul. El objetivo es comprender cuáles las concepciones sobre aprendizaje docente de profesores en formación inicial y de formadores y cómo ellas implican los procesos formativos del docente. Consideramos que los trayectos forma-tivos asumidos representan el modo como se va diseñando el perfil profesional y cómo las vivencias formativas emergen ante el desafío de (re)contextualizar la profesión
Descrição
Palavras-chave
Processos formativos, Formação inicial, Professores - Formadores, Educação superior, Aprendizagem docente, Training processes, Initial education, Teachers - Teacher trainers, Higher education, Teacher learning, Procesos formativos, Formación inicial, Profesores - Formadores, Educación superior, Aprendizaje docente
Citação
BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Holweg. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 1, p. 107-132, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11550. Acesso em: 2022-04-04