(Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
65-84
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
42
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Com este trabalho objetivou-se investigar as influências das áreas específicas de conhecimento dos professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública nos movimentos da docência universitária e discutir potenciais indicadores que caracterizam uma Pedagogia Universitária das licenciaturas nas áreas de Ciências Humanas (CH) e Linguística, Letras e Artes (LLA). O trabalho foi realizado a partir das narrativas de 13 docentes. A pesquisa é qualitativa, de cunho narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998), e os achados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Concluiu-se que as licenciaturas possuem aspectos convergentes e divergentes que evidenciam que pedagogias específicas podem ser configuradas com estratégias formativas próprias para a docência.

This study aimed to investigate the influences of the teacher’s knowledge specific areas of a public Higher Education Institution (HEI) in movements of the university teaching, and to discuss potential indicators that characterize a University Pedagogy of the licentiate degrees in the areas of Human Sciences (HS) and Lin-guistics, Letters and Arts (LLA). The work was performed from the narratives of 13 teachers. The research was qualitative, of narrative type (CONNELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998), and the findings passed through a discursive textual analy-sis (MORAES; GALIAZZI, 2007). It was concluded that the licenciate courses have convergent and divergent aspects showing that specific pedagogies can be configured with formative strategies specific for teaching

Este trabajo objetiva investigar las influencias de las áreas específicas de conocimiento de los profesores de una IES publica en los movimientos de la docen-cia universitaria y discutir potenciales indicadores que caracterizan una Pedagogía Universitaria de cursos de formación inicial de profesores en las áreas de Ciencias Humanas y Lingüística, Letras y Artes. El trabajo fue realizado a partir de las na-rrativas de 13 docentes. La investigación es cualitativa, de carácter narrativo (CON-NELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998) y los hallazgos fueron sometidos a la Análisis Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Se concluyó que los cursos de formación inicial de profesores poseen aspectos convergentes y divergentes que evidencian que pedagogías específicas pueden configurarse, con estrategias formati-vas propias para la docencia.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia universitária, Áreas de conhecimento, Licenciaturas, University pedagogy, Knowledge areas, Licentiate courses, Pedagogía universitaria, Áreas de conocimiento, Cursos de formación inicial de profesores
Citação
STAHL, Luana Rosalie; SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. (Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 1, p. 65-84, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11456. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11456. Acesso em: 2022-04-04