Narrativas como travessias curriculares: sobre alguns usos da pesquisa na1 formação de professores

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
87-108
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
41
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Apostando em inventar no trabalho de campo para dar conta das pesquisas multilocalizadas na formação de professores em que habitamos diversos espaçostempos por meio de nossas redes de conhecimentos e subjetividades trabalhamos com metodologias inventadas a partir do fazer com e criadas nos contextos das pesquisas nosdoscom os cotidianos, como os muitos usos das narrativas e conversas. Tomamos os currículos como conversas complicadas que se desdobram em uma profusão de narrativas, aqui interpretadas sob a ideia de travessias curriculares, políticas, epistemológicas e metodológicas de formação e autoformação de professores.

Betting on “inventing” fieldwork to account for multi-sited research and practice within teacher education considering that we inhabit universities, schools, memories and many spacetimes within our networks of knowledge and subjectivities we need to work with invented methodologies from the “doing together” created in the contexts of ELS, as the many uses of narrative and conversations. Taking cur-ricula as “complicated conversation” that unfolds in a profusion of narratives here interpreted under the idea of curriculum as educational, political epistemological and methodological crossings.

A través de la apuesta por la “invención” en el trabajo de campo para “dar cuenta de las investigaciónes multilocalizadas” en la formación docente en donde vivimos diferentes “espaciotiempos” por medio de nuestras “redes de conocimientos y subjetividades”, trabajamos con “metodologías inventadas” desde el “hacer con” y creadas en los contextos de las pesquisas “nosdoscom” (endelcon los) cotidianos, como los múltiples “usos de las narrativas” y conversas. Comprendemos los currículos en cuanto “conversas complicadas” que se despliegan en una profusión de narrativas, interpretadas en este artículo por medio de la idea de “travesías curriculares, políticas, epistemológicas y metodológica de la formación y autoformación docente.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisas multilocalizadas, Formação de professores, Narrativas, Estudos do cotidiano, Currículos como conversas complicadas, Multi-sited research, Teacher’s education, Life stories, Everyday life studies, Curriculum as complicated conversations, Investigaciones multilocalizadas, Formación docente, Narrativas, Estudios del cotidiano, Currículos como conversas complicadas
Citação
SUSSEKIND, Maria Luiza; LONTRA, Viviane. Narrativas como travessias curriculares: sobre alguns usos da pesquisa na1 formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 87-108, jan/abr. 2016. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9263. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9263. Acesso em: 2022-03-22