O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de matemática em escolas rurais

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
23-50
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
37
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Escolas rurais, Relações família e escola, Educação do campo
Citação
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CRUZ, Fatima Maria; ALVES, Iane Maria. O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de matemática em escolas rurais. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 1, p. 23-50, jan/jun. 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1060. Acesso em: 2022-03-21
DOI