O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2011
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
129-146
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçba
36
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)||Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica||Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis||Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso||A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles||A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas||Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico||Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens||A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Currículo, Inovação
Citação
RIOS, Mônica Piccione Gomes; SOPELSA, Ortenila. O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos. Roteiro, Joaçba, v. 36, n. 1, p. 129-146, jan/jun. 2011. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807. Acesso em: 2022-03-21
DOI