Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2011
ORCID
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
267-292
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçba
36
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica||Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários||Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita||Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras||A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso||Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.
Descrição
Palavras-chave
Curso de Letras, Letramentos, Eventos identitários, Formação de professores
Citação
FISCHER, Adriana. Ser professor na Educação Básica: letramentos em construção em um Curso de Letras. Roteiro, Joaçba, v. 36, n. 2, p. 267-292, jul/dez. 2011. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/913. Acesso em: 2022-03-21
DOI