Inovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico
Carregando...
Tipo
Artigos temáticos
Classficação
Nível teórico
Data
2012
ORCID
Título do Períodico
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
115-126
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Salvador
21
38
jul./dez.
21
38
jul./dez.
Resumo
Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporanei-dade. Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do traba-lho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.
This article aims to analyze innovation in the present management of school knowledge. We initially made some remarks about our education system. We then discuss the importance of innovation for the development of a school where social environment is taken into account. We analyze the management of school knowledge and its contribution to improve education through the management of the educationsystem. We believe it is also important focusing on the interfaces of different knowledges: sociocultural knowledge, socioeconomic and social personal knowledge, once that they act as key factors in the teaching-learning process and socialization of knowledge. This paper is an attempt to reflect about innovation at school, focusing on the classroom and its pedagogical management, discussing the quality of pedagogical tasks, as a way to producing better results in teaching and learning activities and changing the present educational culture in educational institutions.
This article aims to analyze innovation in the present management of school knowledge. We initially made some remarks about our education system. We then discuss the importance of innovation for the development of a school where social environment is taken into account. We analyze the management of school knowledge and its contribution to improve education through the management of the educationsystem. We believe it is also important focusing on the interfaces of different knowledges: sociocultural knowledge, socioeconomic and social personal knowledge, once that they act as key factors in the teaching-learning process and socialization of knowledge. This paper is an attempt to reflect about innovation at school, focusing on the classroom and its pedagogical management, discussing the quality of pedagogical tasks, as a way to producing better results in teaching and learning activities and changing the present educational culture in educational institutions.
Descrição
Palavras-chave
Gestão, Inovação, Saber escolar, Trabalho pedagógico, Management, Innovation, School knowledge, Pedagogical work
Citação
AMORIM, Antonio; SANTOS, Carla Liane N.; SERRANO, José Antonio Castañeda. Inovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 38, p. 115-126, jul/dez. 2012. 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523. Acesso em: 2022-03-08