Tempo político, novo ensino médio e conhecimento
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Autores
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
211-235
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
39
mai./ago.
19
39
mai./ago.
Coleções
Resumo
O texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.
The text explores the reformist movement and the place of knowledge in the New Secondary School. Based on documents from the Lemann Foundation, ANPEd, CONSED and others, it presentes inferences derived from the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the Policy Cycle (BALL and BOWE, 1992). Such inferences are related to three categories: new philanthropy and the desired student, superprescriptive contente e focus on the student`s daily life. The results indicate na instrumentalization of the curriculum and an emptying of it ́s procedural dimension, as well as na overvaluation of pratice as a curricular element.
El texto explora el movimiento reformista y el lugar del conocimiento en la Nueva Escuela Secundaria. Basado endocumentos de la Fundación Lemann, ANPEd, CONSED y otros, presenta inferencias derivadas del Analises de Contenido (BARDIN, 1977) y del Ciclo de Políticas (BALL y BOWE, 1992). Tales inferencias se relacionan contres categorías: nueva Filantropía y el alumno deseado, contenidos superprescriptivos y atención en la vida diaria del alumno. Los resultados indican una instrumentalización del currículo y unvaciamento de su dimensión procedimental, así como una sobrevaloración de la práctica como elemento curricular.
The text explores the reformist movement and the place of knowledge in the New Secondary School. Based on documents from the Lemann Foundation, ANPEd, CONSED and others, it presentes inferences derived from the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the Policy Cycle (BALL and BOWE, 1992). Such inferences are related to three categories: new philanthropy and the desired student, superprescriptive contente e focus on the student`s daily life. The results indicate na instrumentalization of the curriculum and an emptying of it ́s procedural dimension, as well as na overvaluation of pratice as a curricular element.
El texto explora el movimiento reformista y el lugar del conocimiento en la Nueva Escuela Secundaria. Basado endocumentos de la Fundación Lemann, ANPEd, CONSED y otros, presenta inferencias derivadas del Analises de Contenido (BARDIN, 1977) y del Ciclo de Políticas (BALL y BOWE, 1992). Tales inferencias se relacionan contres categorías: nueva Filantropía y el alumno deseado, contenidos superprescriptivos y atención en la vida diaria del alumno. Los resultados indican una instrumentalización del currículo y unvaciamento de su dimensión procedimental, así como una sobrevaloración de la práctica como elemento curricular.
Descrição
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular, Ensino médio, Currículo, Conhecimento, Common Curricular National Base, High school, Curriculum, Knowledge, Base Curricular Nacional Común, Escuela secundaria, Currículo, Conocimiento
Citação
LOURENÇO, Henrique da Silva. Tempo político, novo ensino médio e conhecimento. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, p. 211-235, mai/ago. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.169269-1. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163/29255. Acesso em: 2022-03-07