O discurso da empregabilidade na educação de jovens e adultos trabalhadores rurais: resistência no contexto da luta pela terra e pelo direito à educação
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Tipo
Artigos do Número Temático
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
331-361
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
40
set./dez.
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40
set./dez.
Coleções
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a categoria da empregabilidade inserida na Educação de Jovens e Adultos de trabalhadores rurais no contexto da Educação do Campo. Diante dos percalços da conjuntura que se inaugura com o fim do PRONERA e a ofensiva do capital sobre o trabalho no complexo movimento de resistência da educação em tempos de uberização do trabalho, questionamos em que medida as propostas de educação para este público se configuram como algum tipo de avanço na luta pela terra pelo direito à educação.
This article aims to analyze the employability category inserted in the youth and adult rural workers education in the context of countryside education. Faced with the setbacks of the conjuncture that opens with the end of PRONERA and the capital offensive overwork in the complex movement of resistance in education in times of work uberization, we question to what extent the education proposals for this public are configured as any kind of advance in the struggle for land for the right to education.
Este artículo tiene como objetivo analizar la categoría de empleabilidad insertada en la educación de trabajadores rurales jóvenes y adultos en el contexto de la educación del campo. Ante los retrocesos de la situación que se abre con el fin de PRONERA y la ofensiva del capital sobre el trabajo en el complejo movimiento deresistencia de la educación en tiempos de uberización del trabajo, nos preguntamos hasta qué punto las propuestas educativas para este público se configuran como cualquier tipo de avance en la lucha por la tierra por el derecho a la educación.
This article aims to analyze the employability category inserted in the youth and adult rural workers education in the context of countryside education. Faced with the setbacks of the conjuncture that opens with the end of PRONERA and the capital offensive overwork in the complex movement of resistance in education in times of work uberization, we question to what extent the education proposals for this public are configured as any kind of advance in the struggle for land for the right to education.
Este artículo tiene como objetivo analizar la categoría de empleabilidad insertada en la educación de trabajadores rurales jóvenes y adultos en el contexto de la educación del campo. Ante los retrocesos de la situación que se abre con el fin de PRONERA y la ofensiva del capital sobre el trabajo en el complejo movimiento deresistencia de la educación en tiempos de uberización del trabajo, nos preguntamos hasta qué punto las propuestas educativas para este público se configuran como cualquier tipo de avance en la lucha por la tierra por el derecho a la educación.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos, Trabalho, Educação do campo, Empregabilidade, Youth and adults education, Work, Countryside education, Employability, Educación de jóvenes y adultos, Trabajo, Educación del campo, Empleabilidad
Citação
LIMA, Maria Aires de Lima; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. O discurso da empregabilidade na educação de jovens e adultos trabalhadores rurais: resistência no contexto da luta pela terra e pelo direito à educação. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 40, p. 331-361, set/dez. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50856. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50856. Acesso em: 2022-03-07