Mulheres da classe trabalhadora na eja: processos de escolarização e conciliação com o trabalho
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Tipo
Artigos do Número Temático
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Trabalho Necessário
ISSN
1808-799X
Página(s)/e-location
216-238
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Niterói
19
40
set./dez.
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40
set./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a inserção de mulheres da classe trabalhadora na EJA, considerando as relações entre trabalho feminino e educação e as especificidades das mulheres-estudantes. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário com dados sociodemográficos; realizamos entrevistas narrativas e fizemos uso do diário de campo. Os resultados indicam que as atribuições laborais figuram como impulsionadoras da decisão de retorno à escola, porém dificultam a conciliação da rotina trabalho-estudo. O (não) acesso à educação estabelece relações concretas com as condições materiais da existência e com as configurações desse público enquanto força de trabalho.
The aim of this article is to discuss the insertion of working-class women in EJA, considering the relationship between female work and education and the specificities of female students. To carry out the research, we applied a questionnaire with sociodemographic data; we conducted narrative interviews and made use of the field diary. The results indicate that work assignments figure as drivers for the decision to return to school, but make it difficult to reconcile the work-study routine. The (non) access to education establishes concrete relationships with the material conditions of existence and with the configurations of this public as a workforce.
El objetivo de este artículo es discutir la inserción de las mujeres de la clase trabajadora en la EJA, considerando la relación entre el trabajo femenino y la educación y las especificidades de las alumnas. Para realizar la investigación, se aplicó un cuestionario con datos sociodemográficos; realizamos entrevistas narrativas y utilizamos el diario de campo. Los resultados indican que las asignaciones laborales figuran como impulsores de la decisión de regresar a la escuela, pero dificultan la conciliación de la rutina de trabajo y estudio. El (no) acceso a la educación establece relaciones concretas con las condiciones materiales de existencia y con las configuraciones de este público como fuerza de trabajo.
The aim of this article is to discuss the insertion of working-class women in EJA, considering the relationship between female work and education and the specificities of female students. To carry out the research, we applied a questionnaire with sociodemographic data; we conducted narrative interviews and made use of the field diary. The results indicate that work assignments figure as drivers for the decision to return to school, but make it difficult to reconcile the work-study routine. The (non) access to education establishes concrete relationships with the material conditions of existence and with the configurations of this public as a workforce.
El objetivo de este artículo es discutir la inserción de las mujeres de la clase trabajadora en la EJA, considerando la relación entre el trabajo femenino y la educación y las especificidades de las alumnas. Para realizar la investigación, se aplicó un cuestionario con datos sociodemográficos; realizamos entrevistas narrativas y utilizamos el diario de campo. Los resultados indican que las asignaciones laborales figuran como impulsores de la decisión de regresar a la escuela, pero dificultan la conciliación de la rutina de trabajo y estudio. El (no) acceso a la educación establece relaciones concretas con las condiciones materiales de existencia y con las configuraciones de este público como fuerza de trabajo.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos, Mulheres, Classe trabalhadora, Youth and adult education, Women, Working class, Educación de jóvenes y adultos, Mujeres, Clase trabajadora
Citação
BARETTO, Maria Cláudia Mota dos Santos; MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. Mulheres da classe trabalhadora na eja: processos de escolarização e conciliação com o trabalho. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 40, p. 216-238, set/dez. 2021. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50714. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50714. Acesso em: 2022-03-07