Contribuições da obra literária “estrela vermelha” para o ensino de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e36059
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
27
jan./dez.
Resumo
O objetivo do manuscrito é descrever as contribuições de Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha), de Aleksandr Bogdanov (1873-1928), para o ensino de ciências. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de trabalhos sobre a biografia do autor e do campo da educação. Para a exposição dos resultados, que muitas vezes se assemelha a um ensaio, há uma breve descrição da vida do autor e de alguns aspectos da relação arte-ciência. São feitas indicações pedagógicas para seu uso em sala de aula e conceitos científicos que podem ser discutidos por meio de “Estrela Vermelha”, advogando que a obra literária tem potencial para gerar uma discussão nas ciências da natureza, nas áreas de humanas e linguagens.

The aim of the manuscript is to describe the contributions of Krasnaya Zvezda (Red Star), by Aleksandr Bogdanov (1873-1928), to science teaching. The bibliographic research of works on the author's biography and on the field of education is used as a methodology. For the exposition of the results, which often resembles an essay, there is a brief description of the author's life and some aspects of the art-science relationship. Pedagogical indications are made for its use in the classroom and scientific concepts that can be discussed through "Red Star", advocating that the literary work has the potential to generate a discussion in the natural sciences, in the areas of humanities and languages.

El objetivo del manuscrito es describir las contribuciones de Krasnaya Zvezda (Estrella Roja), de Aleksandr Bogdanov (1873-1928), a la enseñanza de las ciencias. Se utiliza como metodología la búsqueda bibliográfica de obras sobre la biografía del autor y sobre el campo de la educación. Para la presentación de los resultados, que muchas veces se asemeja a un ensayo, se hace una breve descripción de la vida del autor y algunos aspectos de la relación arte-ciencia. Se hacen indicaciones pedagógicas para su uso en el aula y conceptos científicos que pueden ser discutidos a través de “Estrella Roja”, defendiendo que la obra literaria tiene el potencial de generar una discusión en las ciencias naturales, en las áreas de humanidades y lenguas.

Le but du manuscrit est de décrire les contributions de Krasnaya Zvezda (Red Star), par Aleksandr Bogdanov (1873-1928), à l'enseignement des sciences. La recherche bibliographique d'ouvrages sur la biographie de l'auteur et sur le domaine de l'éducation est utilisée comme méthodologie. Pour la présentation des résultats, qui ressemble souvent à un essai, il y a une brève description de la vie de l'auteur et de certains aspects de la relation art-science. Des indications pédagogiques sont faites pour son utilisation en classe et des concepts scientifiques qui peuvent être discutés à travers "Red Star", prônant que l'œuvre littéraire a le potentiel de générer une discussion dans les sciences naturelles, dans les domaines des sciences humaines et des langues.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências, Literatura, Crítica da educação, Science teaching, Literature, Education criticism, Enseñanza de las ciencias, Literatura, Crítica educativa, Enseñanza de las ciencias, Literatura, Crítica educativa
Citação
FEITOSA, Raphael Alves. Contribuições da obra literária “estrela vermelha” para o ensino de ciências. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. e36059, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36059. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36059. Acesso em: 2022-02-25