A trajetória da escola família agrícola de porto nacional
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2004
Autores
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
25-41
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
29
1
jan./jun.
29
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
A Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe no município desde 1994 e sua clientela é constituída basicamente por filhos de pequenos agricultores e assentados, agentes que há tempo estão envolvidos na luta pela terra. A implantação da EFA na região aconteceu de forma diferente daquela que normalmente acontece em todo o país, ou seja, a escola surgiu desvinculada da Igreja e impulsionada por uma organização não-governamental tendo, ainda, como característica diferencial a utilização do método Paulo Freire (pedagogia da libertação) associado à pedagogia da alternância. Os proponentes da EFA buscam oferecer na região uma educação rural diferente, voltada para a realidade do campo, comprometida com o trabalho e as lutas cotidianas dos camponeses, uma educação libertadora, por isso, a opção por uma escola desvinculada da Igreja, instituição reconhecidamente comprometida com o Estado, com a burguesia e seus interesses.
The Escola Família Agrícola de Porto Nacional has existed in the municipality since 1994 and its clientele basically consists of children of small farmers and settlers, agents who have been involved in the struggle for land for some time. The implementation of EFA in the region happened in a different way from that which usually happens throughout the country, that is, the school emerged detached from the Church and driven by a non-governmental organization, with the use of the Paulo Freire method as a differential feature ( pedagogy of liberation) associated with the pedagogy of alternation. The proponents of EFA seek to offer a different rural education in the region, focused on the reality of the countryside, committed to the work and daily struggles of the peasants, a liberating education, therefore, the option for a school not linked to the Church, an institution known to be committed with the State, with the bourgeoisie and their interests.
La Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe en el municipio desde 1994 y su clientela consiste básicamente en hijos de pequeños agricultores y colonos, agentes que llevan tiempo involucrados en la lucha por la tierra. La implementación de la EPT en la región ocurrió de manera diferente a lo que suele ocurrir en todo el país, es decir, la escuela surgió desvinculada de la Iglesia e impulsada por una organización no gubernamental, con el uso del método Paulo Freire como rasgo diferencial (pedagogía de la liberación) asociado a la pedagogía de la alternancia. Los proponentes de la EPT buscan ofrecer en la región una educación rural diferente, enfocada en la realidad rural, comprometida con el trabajo y las luchas cotidianas de los campesinos, una educación liberadora, por lo tanto, la opción por una escuela desvinculada de la Iglesia, institución reconocida. como comprometidos con el Estado, con la burguesía y sus intereses.
The Escola Família Agrícola de Porto Nacional has existed in the municipality since 1994 and its clientele basically consists of children of small farmers and settlers, agents who have been involved in the struggle for land for some time. The implementation of EFA in the region happened in a different way from that which usually happens throughout the country, that is, the school emerged detached from the Church and driven by a non-governmental organization, with the use of the Paulo Freire method as a differential feature ( pedagogy of liberation) associated with the pedagogy of alternation. The proponents of EFA seek to offer a different rural education in the region, focused on the reality of the countryside, committed to the work and daily struggles of the peasants, a liberating education, therefore, the option for a school not linked to the Church, an institution known to be committed with the State, with the bourgeoisie and their interests.
La Escola Família Agrícola de Porto Nacional existe en el municipio desde 1994 y su clientela consiste básicamente en hijos de pequeños agricultores y colonos, agentes que llevan tiempo involucrados en la lucha por la tierra. La implementación de la EPT en la región ocurrió de manera diferente a lo que suele ocurrir en todo el país, es decir, la escuela surgió desvinculada de la Iglesia e impulsada por una organización no gubernamental, con el uso del método Paulo Freire como rasgo diferencial (pedagogía de la liberación) asociado a la pedagogía de la alternancia. Los proponentes de la EPT buscan ofrecer en la región una educación rural diferente, enfocada en la realidad rural, comprometida con el trabajo y las luchas cotidianas de los campesinos, una educación liberadora, por lo tanto, la opción por una escuela desvinculada de la Iglesia, institución reconocida. como comprometidos con el Estado, con la burguesía y sus intereses.
Descrição
Palavras-chave
Luta pela terra, Educação rural, Igreja, Fight for land, Rural education, church, Lucha por la tierra, Educación rural, Iglesia
Citação
MUTA, Ana Pereira Negry. A trajetória da escola família agrícola de porto nacional. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 25-41, jan/jun. 2004. https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1330. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1330. Acesso em: 2021-10-26